Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2543

Título: As Novas Oportunidades nas escolas, uma realidade, uma problemática
Autor: Mineiro, Vanda Alexandra Cardoso da Silva Páscoa, 1975-
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Formação de adultos
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O presente trabalho projecto foi desenvolvido no âmbito das Ciências da Educação / Educação de Adultos, de modo a concluir o Mestrado subordinado ao tema “Jovens e Adultos pouco escolarizados”. O objectivo deste trabalho é compreender de que forma os Centros Novas Oportunidades são vistos na comunidade escolar, na pessoa dos professores e tentar compreender de que forma é que estes profissionais da educação estão preparados para trabalhar nesta nova realidade. O presente trabalho é composto por três partes: uma primeira dedicada à reflexão pessoal sobre a minha experiência profissional no campo da educação e formação de adultos; uma segunda na qual se construiu um quadro teórico de forma a oferecer um conhecimento mais amplo sobre as medidas políticas que assinalaram o campo da Educação e Formação de Adultos nas últimas décadas em Portugal; uma terceira parte dedicada à problemática em estudo. Este estudo, assente na metodologia de caso único, pretende então determinar a posição dos Professores enquanto elementos-chave desta nova realidade educativa, acerca dos Centros Novas Oportunidades, quais a suas principais dificuldades na sua operacionalização. Para tal foi elaborado um inquérito dividido em duas partes, cujo preenchimento foi solicitado aos Professores da Escola Alfredo Reis Silveira. Os resultados desse inquérito são então tratados e analisados. Esta experiência permitiu-me adquirir mais conhecimentos e reflectir sobre a minha actividade enquanto profissional de RVC, levantando algumas questões que considero pertinentes no sistema educativo actual.
This assignment was prepared within the scope of the Master of Science (MSc.) “Ciências da Educação / Educação de Adultos” program, on the subject of “Jovens e Adultos pouco escolarizados”. The purpose of this work is, firstly to understand how are “Centros Novas Oportunidades” seen by the scholar community, namely its teachers, and secondly to try to grasp how well prepared are these key elements to face this new educational reality. The work is divided in three parts. The first part consists on a personal reflection of my professional background in the field of adults’ training and education. The second part where a theoretical framework was built to understand how the political measures implemented during the past two decades in Portugal have contributed to this theme. The final part of the work consists of the said theme analysis. The study herein described was built following a case-study methodology, to try to understand the current position of teachers on the subject of “Centros Novas Oportunidades”, how prepared are they to deal with this new adult educational reality, what types of difficulties do they face when playing their parts on the system. To this purpose, teachers from “Escola Secundária Alfredo Reis Silveira” were kind enough to answer a two part survey. The survey was then processed and its results analyzed. This experience has granted me the opportunity not only to build on my personal knowledge on this field, but also to make a deeper reflection of my professional activity, while some pertinent questions arise from its analysis.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2543
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037392_tm.pdf1,6 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia