Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2545

Title: Imagens e expectativas de um grupo de adultos
Authors: Aguiar, Ana Rita Rodrigues
Advisor: Canário, Rui, 1948-
Keywords: Formação de adultos
Aprendizagem experiencial
Aprendizagem social
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: A sociedade da informação e do conhecimento requer o domínio de novas competências pessoais, sociais, técnicas e profissionais, para que os cidadãos possam exercer o seu pleno direito de cidadania. A problemática deste trabalho inscreve-se na educação e formação de adultos, mais precisamente no contexto dos cursos EFA-NS, uma vez que esta área de intervenção torna-se bastante pertinente numa altura em que o aumento da escolaridade obrigatória para o 12º ano de escolaridade comporta novos desafios de qualificação e de inserção profissional e, por conseguinte, influencia a (re)construção de cidadania. O principal objectivo deste trabalho projecto tenta apresentar e reflectir sobre os resultados de um estudo exploratório a partir da “voz” dos adultos que frequentam um curso EFA-NS, acerca das suas imagens, representações, aprendizagens e expectativas no que diz respeito a esta oferta formativa. Como o fenómeno dos cursos EFA para o nível secundário é bastante recente, tentámos, no campo teórico, focar as principais áreas da educação e formação no mundo e em Portugal, de forma a enquadrar o contexto português da Educação e Formação de Adultos e dos cursos EFA-NS para descobrir as verdadeiras acepções que os adultos constroem sobre estes cursos. Depois da descrição e análise do material recolhido, apresentam-se as considerações finais acerca dos objectivos iniciais, nunca esquecendo a perspectiva do sujeito enquanto construtor do seu percurso formativo/educativo ao longo da vida.
Nowadays, the new technological society requires that citizens should have and know how to use their personal, social, technical and professional competences, in order to exercise their full citizenship status. Life-long learning is becoming really relevant at the present time, since the school years go up to the 12th grade and, therefore, it demands new challenges on adult learning and training. The phenomenon of EFA courses at the secondary level is fairly recent and the main goal of this research project is to present and to reflect on the results of an exploratory study that “hears” the "voice" of adults about their images, representations and expectations on this type of courses. First we have tried to focus on the main areas of adult education in the world and in the Portuguese model, in order to discover the true meanings that adults build on these courses. After the description and analysis of the collected data, we present the final considerations about the initial objectives, never forgetting the perspective of the adult as the builder of his formative path and lifelong education project.
Description: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2545
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037394_tm.pdf531.97 kBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE