Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2546
Título: Avaliação da formação prática em contexto de trabalho no âmbito dos cursos de aprendizagem
Autor: Pereira, Emanuel de Jesus Borges, 1985-
Orientador: Nunes, Cely do Socorro Costa
Palavras-chave: Avaliação em Educação
Formação profissional - Portugal
Avaliação das aprendizagens
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este Relatório centra-se no trabalho desenvolvido no Estágio de natureza profissional, realizado na Direcção de Serviços de Organização da Formação, integrada no Departamento de Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP, IP). Descreve a minha participação na concepção de um instrumento orientador da componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho e de um conjunto de instrumentos que garantem a harmonização dos procedimentos a aplicar nas acções de formação realizadas nos Centros de Formação Profissional que integram a rede do IEFP, IP. Com o objectivo de justificar a pertinência e relevância da concepção deste documento, desenvolvi uma pesquisa, recorrendo a uma abordagem mista, junto dos diferentes intervenientes, nomeadamente, formandos, Responsável Pedagógico e Tutor, constituindo-se como objecto de estudo a Formação Prática em Contexto de Trabalho desenvolvida no âmbito dos Cursos de Aprendizagem. Apresenta-se uma reflexão sobre a organização, o funcionamento e a avaliação dos formandos na componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho, partindo dos testemunhos dos diferentes actores que nela intervêm. Concluiu-se que esta componente de formação tem uma importância relevante no desenvolvimento dos Cursos, podendo considerar-se como um espaço de aprendizagem, de aquisição e aplicação de competências, bem como de desenvolvimento pessoal.
This essay is based upon the work carried out during the internship spent at the Directorate of Services for Training Organization, within the Department of Professional Training in the Institute of Employment and Professional Training (IEFP, IP). It depicts the author’s participation in the design of an reference tool for the Practical Training Component in the Workplace and a number of tools aimed to guarantee the harmonization of procedures to be applied in the training activities performed at the Vocational Training Centres within the IEFP, IP network. To justify the pertinence and relevance of this work and the resulting document, a combined approach was chosen, and an enquiry was performed with the pedagogic responsible and the tutor involved, aimed to study the Practical Training in the Workplace alongside learning courses implemented to provide and reinforce skills. Therefore, this essay focuses in the organization, development and trainers´ assessment of the component of Practical Training in the Workplace within the context of learning courses, based on the testimonies of the different actors involved. It is concluded that the training component has an important relevance in the development of the Courses, as it can be regarded as an opportunity for learning, acquisition and application of skills as well as for personal development.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Avaliação em Educação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2546
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp037413_tm_tese.pdf15,35 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037413_tm_Anexo1.pdf96,09 kBAdobe PDFVer/Abrir
ulfp037413_tm_Anexo4.pdf152,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.