Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2550

Title: Representações das crianças em relação às bibliotecas como espaços de aprendizagem
Authors: Martins, Maria de Fátima Castanheira, 1978-
Advisor: Galvão, Cecília, 1955-
Keywords: Representações sociais
Bibliotecas - Moçambique
Educação não formal
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: A presente dissertação enquadra-se na realidade educativa moçambicana e apresenta como objectivo principal, perceber quais as representações das crianças relativamente às bibliotecas de rua como espaços de aprendizagem, tendo em conta a precariedade dos recursos educativos das escolas e as carências ao nível económico e social do local onde habitam. O projecto que sustenta o actual estudo, assumiu uma função educativa, cultural e social permitindo o contacto com os livros, fomentando o gosto pela leitura, veículo privilegiado para o desenvolvimento e humanização da sociedade. A continuidade educativa foi preocupação central, exigindo uma efectiva parceria com a escola das crianças participantes neste estudo, permitindo perceber a influência do trabalho realizado (educação não formal da biblioteca de rua) no seu desenvolvimento global. É um estudo de natureza qualitativa, paradigma interpretativista que orienta no mesmo percurso a acção e investigação. A acção de modo a produzir mudanças num determinado contexto com determinados actores e a investigação no sentido de ampliar a compreensão das mudanças que vão ocorrendo. A recolha de dados foi feita directamente no local de implementação do projecto, recorrendo fundamentalmente ao uso de três técnicas: observação participante, diários de bordo e entrevistas curtas, semiestruturadas. Os participantes seleccionados pertencem a uma turma da 4ª classe da escola Polana Caniço A, pertencente ao distrito Urbano nº 3, ao qual pertence também a Escola Portuguesa de Moçambique-Centro de Ensino e Língua Portuguesa. Os resultados da investigação permitem-me concluir que, crianças de contextos desfavorecidos a nível económico, social e educacional, dificilmente têm acesso a instrumentos de aprendizagem que lhes permitam evoluir no seu crescimento e desenvolvimento e que, por outro lado, actividades desenvolvidas ao nível da educação não formal (como é o caso das bibliotecas), poderão exercer uma profunda influência ao nível das suas aprendizagens formais e, consequentemente, ao nível do seu desenvolvimento global.
The work here presented is based on the Mozambican educational reality and its main aim is to understand what the children’s thoughts are about the sidewalk libraries, as learning spaces, knowing the school’s lack of educational resources, social and economical problems as to the location of the school. The project that supports this study has an educational, cultural and social purpose by allowing the contact with books, developing children’s motivation to read, which is one of the main instrument to increase and civilize society. The pedagogical continuity was the main concern, demanding an effective partnership with the school allowing to determining the degree of influence that this work (non-formal education given by the sidewalk library) had in the children’s global development. It developed an interpretative study supported by its qualitative nature which will guide all the actions taken and the investigation made. The actions taken were made in a way to produce changes in certain specific context with precise actors and the investigation was made in order to increase the understanding of the changes that occurred. All the information was gathered directly from the place where the project was implemented, using three techniques: participating observation, investigator’s diaries, and semi-structured interviews. The selected participants belong to the fourth grade class at Escola Polana Caniço A, which is located in the Urban District number three, where the Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa also has its facilities. The results of the investigation allows to conclude that children from low economical, social and educational contexts have extreme difficulty in accessing learning instruments which might help them in their growth and development. On the other hand, activities developed at a non-formal learning (such as the case of libraries) and as a result, in their global development.
Description: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2550
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp035776_tm.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE