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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2552

Título: A autobiografia exploratória como contributo para a demonstração do carácter formativo das experiências de vida
Autor: Santos, Tânia Marisa da Conceição António dos, 1976-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos
Autobiografias
Aprendizagem experiencial
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Com este trabalho quisemos apresentar um conjunto de factores que dificultam o reconhecimento de adquiridos nos Centros Novas Oportunidades actualmente, quer pela massificação do processo, quer pelas alterações de carácter contratual e funcional das equipas técnico-pedagógicas que dinamizam o processo RVCC, quer pelas condições socioeconómicas dos adultos que condicionam as suas escolhas em termos de qualificação, quer pelos métodos mais recentes de diagnóstico e encaminhamento existentes que levantam sérias questões relativamente ao perfil de competências e papel desempenhado pela nova figura no contexto do processo RVCC – o técnico de diagnóstico e encaminhamento – e, acima de tudo do profissional de RVC. Dando particular realce às dimensões da formação familiar e comunitária (para além da experiência profissional e formação contínua), para a aquisição de competências transversais no âmbito da literacia e da cidadania, pretendemos, a partir da narração dos adquiridos experienciais da investigadora deste trabalho: a) reflectir sobre o carácter formativo das experiências de vida e da lógica da sua demonstração através de uma Autobiografia Exploratória, b) mencionar algumas dificuldades sentidas pelos adultos na elaboração de uma Autobiografia Exploratória no âmbito de um processo de RVCC (considerando o processo mais ―polémico‖ no momento – RVCC-Nível Secundário), c) registar algumas práticas do terreno num Centro Novas Oportunidades (suportadas pelas aprendizagens formais e informais da investigadora enquanto profissional de RVC), as quais ao longo do tempo têm facilitado, quer a abordagem autobiográfica dos adultos que participam no processo RVCC, quer a análise coerente da mesma (salientando alguns critérios de análise como pilar da credibilização deste processo), e, por último d) reconhecer a importância de determinados saberes experienciais e formação específicos, para os profissionais de RVC desempenharem com segurança o seu papel de orientadores/facilitadores na elaboração de uma Autobiografia Exploratória. A ideia central deste trabalho é: ―Antes de ajudares o outro a reconhecer-se, reconhece-te a ti próprio‖.
Avec ce travail, on a voulu présenter un ensemble de facteurs qui rendent la reconnaissance des acquis plus difficile dans les Centres des Nouvelles Opportunités, actuellement, soit par la massification du processus, soit par les altérations de caractère contractuel et fonctionnel des équipes techniques et pédagogiques, qui dynamisent le processus de RVCC, soit, par les conditions socio-économiques des adultes qui conditionnent leurs chois en termes de qualification, soit par les méthodes plus récentes de diagnostic et de conduite existantes, qui soulèvent des questions sérieuses par rapport au profil de compétences et au rôle joué par la nouvelle figure dans le contexte du processus de RVCC – le technicien de diagnostic et d‘orientation- et, avant tout du professionnel de RVC. En donnant une importance particulière aux dimensions de la formation de la famille et de la communauté (au-delà de l‘expérience professionnelle et formation continue), pour l‘acquisition de compétences transversales en matière d‘alphabétisation et de la citoyenneté, on prétend, à partir de la narration des acquis expérientiels de l‘investigatrice de ce travail : a) réfléchir sur le caractère formatif des expériences de vie et de la logique de sa démonstration à travers d‘une autobiographie exploratoire, b) mentionner certaines difficultés senties para les adultes, pendant l‘ élaboration de l‘autobiographie exploratoire, dans le cadre d‘un processus RVCC (considérant le processus le plus « polémique » dans le moment – RVCC-Niveau Secondaire), C) noter quelques pratiques dans le domaine avec un Centre de Nouvelles Opportunités ( supportés par les apprentissages formelles et informelles de l‘investigatrice tant que professionnelle de RVC), lesquelles au long du temps ont facilité , soit l‘abordage autobiographique des adultes qui participent dans le processus de RVCC, soit l‘analyse cohérente de la même ( mettant en évidence certains critères d‘analyse comme un pilier de la crédibilité de ce processus), et, comme dernier d) reconnaître l‘importance de certains savoirs, d‘expériences et formation spécifiques, pour les professionnels de RVC acquittés de leur tâche en toute sécurité de guides/quelqu‘un qui aide dans l‘élaboration d‘une autobiographie exploratoire. L‘idée centrale de ce travail est : « Avant que tu aides l‘autre à se reconnaître, reconnais-toi, toi même ».
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2552
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