Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2553
Título: A avaliação de impacto do Curso de Formação de Formadores NHK
Autor: Teixeira, Vera Marina Alves, 1986-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Formação de formadores - Portugal
Formação profissional - Portugal
Avaliação de impacto
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este relatório de estágio apresenta, em linhas gerais, um trabalho de investigação desenvolvido no mestrado de Ciências da Educação com especialização em Formação de Adultos, que visa tratar avaliação do impacto da formação no curso de formação de formadores, praticado na empresa NHK – Formação e Novas Tecnologias, Lda. O estágio por mim frequentado incidiu essencialmente na necessidade de renovação da homologação do curso de formação de formadores por parte da empresa em questão junto da entidade renovadora, ou seja, o IEFP. Desde logo desenvolver um projecto sobre a avaliação do impacto da formação foi visto como um desafio. Neste estudo optei por enveredar por uma investigação qualitativa, utilizando as entrevistas como instrumento de recolha de dados. Foram intervenientes neste estudo quatro ex formandos que frequentaram a formação de formadores. Com a recolha destas informações consegui perceber qual a opinião dos intervenientes neste estudo sobre a formação praticada na NHK, assim como, a sua opinião sobre o curso e sobre a avaliação do impacto do mesmo. Na sua maioria o descontentamento esteve presente, ou seja, os ex formandos não consideram que a formação praticada pela empresa tenha qualidade. Já as chefias apontam o dedo também ao IEFP dizendo que esta formação está desactualizada e demasiado ampla, não abordando nenhum tema de forma específica. Para além deste ponto o meu estágio incidiu ainda no processo de acreditação pela Dgert, neste ponto poucas foram as tarefas por mim desempenhadas, tentei ajudar na elaboração do dossier a entregar no final do próximo ano. No relatório fica apenas uma ideia de como se realiza a acreditação.
The probation report shows, in general, a research work in the Master of Education with a specialization in Adult Education, which aims to deal with impact assessment training course for trainers, which the company NHK – Training and New Technologies, Inc. The stage for me frequented mainly centered on the need for renewal of approval of the training course for trainers from the company concerned with the entity of renewal, IEFP. Since then develop a project on assessing the impact of training was seen as a challenge. In this study I chose to embark on a qualitative research, using interviews as a tool for data collection. Involved in this study were four former students who completed the training of trainers. By collecting this information could realize what is the opinion of those involved in this study on the training practiced in NHK, as well as their opinions about the course and the assessment of the impact of it. Most dissatisfaction was present, or former trainees did not consider that the training the company has practiced quality. Since the managers also pointed the finger at IEFP saying that this training is outdated and too broad, not addressing any issue specifically. Beyond this point my training has focused on the accreditation process by DGERT at this point few tasks were performed by me, I tried to help in preparing the dossier to be delivered late next year. The report is just an idea of how it performs accreditation.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2553
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp037382_tm.pdf975,23 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.