Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2555

Título: CD-ROM "Num mundo a cores" : concepção, aplicação e avaliação de um recurso multimédia para alunos do 3º ciclo do ensino básico
Autor: Costa, Ana Isabel de Almeida Morais da, 1968-
Orientador: Miranda, Guilhermina Lobato, 1956-
Palavras-chave: Tecnologias Educativas
Software educativo
Ensino básico (3º Ciclo)
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Este estudo descreve o processo de concepção, produção, validação e aplicação do recurso educativo ―Num Mundo a Cores‖, o protótipo de um CD-ROM com conteúdos multimédia destinado a alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico. Explora a temática dos fenómenos da cor, conteúdo programático da disciplina de Educação Visual. Para além de ser produzido um recurso educativo multimédia, que poderá ser utilizado no futuro como ferramenta de apoio à prática docente, ao longo desta investigação desenvolvemos uma reflexão sobre em que medida e como a aprendizagem pode ser potenciada pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e quais os processos inerentes aos fenómenos de ensino e a aprendizagem mediados por computador. Descrevemos detalhadamente todo o processo de concepção e construção do CDROM, apresentamos as metodologias e os modelos adoptados na sua concepção assim como as opções tomadas durante a sua produção. Descrevemos ainda todo o processo de validação. Para responder às questões relacionadas com a aplicação do recurso em ambiente de sala de aula e qual o seu impacto na aprendizagem dos alunos, recorremos simultaneamente a metodologias de recolha e análise de dados qualitativas e quantitativas. A análise dos dados qualitativos, obtidos a partir de respostas abertas a um questionário de opinião, uma entrevista e observação de aulas, foi feita através de construções interpretativas usando a técnica de análise de conteúdo por categorias. Os dados quantitativos foram tratados estatisticamente recorrendo ao programa informático SPSS. A partir dos resultados obtidos no desenvolvimento desta investigação podemos concluir que um perito em multimédia, alunos e professores fazem uma avaliação muito positiva sobre o potencial deste recurso como ferramenta pedagógica.
This study describes the process of design, production, validation and implementation of the educational resource "Num Mundo a Cores," a prototype CD-ROM with multimedia content for students in the 3rd cycle of basic education. The CD-ROM includes information about the phenomena of color which is a content integrated in the curriculum subject of Visual Education. In addition to being produced a multimedia educational resource that could be used in future as a support tool for teaching practice, throughout this research we studied on how far and in what way learning can be enhanced by the use of Information and Communication Technology and a what are the processes involved in the phenomenon of teaching and learning mediated by computer. We described in detail the whole process of design and construction of the CD-ROM, we presented the methodologies and models adopted in its design as well as the choices made during its production. We also described the whole process of validation. To answer the questions related to the implementation of the multimedia resource in the classroom and its impact on student’s learning, we used both qualitative and quantitative methods of collection and data analysis. To collect qualitative data we used an open-ended survey, an interview and classroom observation and the analysis was carried out through interpretive constructions using thematic content by category analysis as data analysis technique. The quantitative data was submitted to statistical treatment using SPSS software. From the results obtained through this research we can conclude that a multimedia system’s expert, students and teachers make a very positive assessment of the potential of this education resource as a pedagogical tool.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2555
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037380_tm.pdf3,71 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE