Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2556

Título: Impactos pessoais do processo de RVCC : plano de desenvolvimento pessoal
Autor: Rodrigues, Isabel Maria Farias da Silva
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Formação de adultos
Aprendizagem ao longo da vida
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Tendo como ponto de partida a própria autobiografia e a análise do percurso profissional realizado, é a partir da actual função de formadora num Centro de Novas Oportunidades inserido em contexto escolar, que a autora se confronta com as dificuldades e os preconceitos face ao reconhecimento de competências adquiridas ao longo da vida. Assim se desenvolveu a presente investigação. O principal objectivo de análise assenta no processo de confrontação dos adultos/candidatos com a sua história de vida, tendo como consequência a reformulação do seu futuro. Na análise tenta-se compreender a arquitectura das linhas de força que esboçam um todo, que é a pessoa. Como na maioria das vezes tal não é possível observar através através do PDP (Plano de Desenvolvimento Pessoal), houve a necessidade de percorrer os detalhes expressos em algumas autobiografias (PRA), revelando assim os impactos que a vivência do processo proporcionou, nas suas várias etapas. Trata-se pois de avaliar impactos pessoais que fogem na elaboração de um PDP. Esta é a questão abordada na investigação, tendo em vista compreender o que leva a que essa transformação ocorra nos adultos, através de uma amostra de casos particulares.
Having as a starting point her own autobiography and the analysis of her professional career, and her current function as a trainer in a New Opportunities Centre situated in a school, that the author faces the difficulties and prejudices towards the recognition of the competences acquired through life. That is how this research has developed itself. The main goal of the analysis is based on the process that faces the adults with their autobiography in order that they might reformulate their future. In the analysis we try to understand the architecture of the power lines that build a whole, which is the person. As that is not possible to observe mostly through the Personal Development Plan (PDP), we needed to make the details expressed in some autobiographies (PRA), showing the impacts that the experience of the process provided in the different stages. The idea is to evaluate the personal impacts that run away when we set a PDP. This is the question approached in the research, in order to understand the transformation that happens with the adults, done with a sample of personal cases.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2556
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037398_tm.pdf5,3 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia