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Title: Factores que influenciam a escolha das disciplinas de física e de química : um estudo de caso no ensino secundário
Authors: Ramos, Catarina Alexandra Santos Azevedo, 1979-
Advisor: Oliveira, Maurícia Maria Marques Mano de, 1951-
Keywords: Didáctica das ciências
Ensino da física
Ensino da química
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Este estudo tem por finalidade descobrir alguns factores que possam cativar os alunos nas escolas para o estudo da Física e da Química no ensino secundário. Um estudo de caso foi efectuado em duas escolas secundárias, do Concelho de Sintra. Os participantes do estudo foram os professores do grupo de Física e Química dessas escolas e os alunos que pertenciam a três turmas do Curso de Ciências e Tecnologias de cada uma das escolas. Os dados foram recolhidos através das técnicas de questionamento, análise documental e observação directa, tendo recorrido a questionários desenvolvidos no contexto da investigação, aos documentos das escolas e a notas de campo. Os dados foram analisados recorrendo a análise de conteúdo e a estatística descritiva e comparativa. O estudo permitiu a reflexão sobre alguns dos factores que podem ser geradores da escolha das disciplinas de Física e Química. Foram analisados factores essencialmente do âmbito das práticas lectivas dos professores, da cultura da escola e da matriz curricular. Verificou-se existirem práticas de ensino-aprendizagem que podem gerar mais interesse nos alunos, como por exemplo: resolução de problemas, trabalhos práticos de cariz mais aberto, trabalho experimental, trabalho laboratorial e o recurso às novas tecnologias. As escolas devem promover uma cultura científica mais acentuada, melhorar os laboratórios e promover actividades extracurriculares relacionadas com a Física e a Química se pretendem promover estas disciplinas. Parte dos alunos optam pelas disciplinas que apresentem maior facilidade e maior possibilidade de obter bons resultados, em detrimento de algumas disciplinas essenciais na sua formação ou progressão de estudos. Assim, conjuntamente com a definição pelas Universidades e Institutos do Ensino Superior dos pré-requisitos para ingresso em cada curso superior, as disciplinas na Matriz Curricular do Ensino Secundário para cada área de estudos devem ser repensadas quanto à sua natureza e carácter de obrigatoriedade.
This research aims to find out some factors that can attract students to study Physics and Chemistry in secondary schools. A case study was conducted in two secondary schools, in the Municipality of Sintra. The study participants were Physics and Chemistry teachers of those schools and the students pertaining to three classes of the Science and Technology Course of each school. Data were collected through questioning, document analysis and observation, using questionnaires developed for the study, documents of the schools and field notes. Data analysis was done through content analysis and descriptive and comparative statistics. The study generated reflection about some of the factors responsible for the choice of Physics and Chemistry subjects, namely factors related with the teachers’ practices in the classrooms, the School Culture and the Curriculum. The study showed that there are teaching and learning practices that can generate more interest in students, such as: problem solving, more open practical work, experimental work, laboratory work and the use of new technologies. Schools must promote a stronger scientific culture, improve laboratories and promote extracurricular activities related to Physics and Chemistry. A part of the students chose subjects with the greatest easiness and more likely to get good results, at the expense of some core subjects in their formation or progression of studies. Therefore, according to each field of studies and in agreement with the Universities and Institutes of Higher Education, the curriculum of secondary education should be redefined in order to rethink the type and compulsory nature of each subject.
Description: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2564
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