Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2593
Título: Estimulação da fluência oral : proposta de actividades e estudo exploratório
Autor: Coelho, Joana Rita Quaresma
Orientador: Gonçalves, Maria Dulce Miguéns, 1961-
Palavras-chave: Psicologia da educação
Leitura oral
Fluência
Teses de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: O teor do presente estudo insere-se globalmente na temática da leitura, incidindo sobre a temática da leitura oral, mais concretamente recai sobre a estimulação e melhoria da fluência leitora. O objectivo deste estudo foi sugerir um conjunto de actividades para a estimulação e melhoria da leitura oral quanto à fluência (velocidade e precisão) em alunos do 3º ano do 1º ciclo, verificando a sua eficácia através do método de avaliação com base no currículo. Estas actividades foram seleccionadas e alvo de um estudo exploratório, num pequeno grupo de quatro alunos de uma turma de 3º ano de escolaridade, de um estabelecimento de ensino privado constituída por 21 alunos. Durante a estimulação, os alunos formam divididos em subgrupos de dois elementos de forma aleatória. Esta estimulação teve como base o método das leituras repetidas, e foi o resultado de uma combinação de várias actividades propostas por vários autores, sendo que, as actividades baseiam-se numa perspectiva de auto-regulação e auto-monotorização. No que se refere à metodologia, o tipo de pesquisa será uma abordagem de investigação-acção, tendo em conta o facto, deste estudo foi desenvolvido no local onde estaria exercer o papel de psicóloga educacional, surgindo uma necessidade e desenvolvimento pessoal relativamente a questões práticas. Para verificar os efeitos da intervenção utilizou-se o método de leituras repetidas e o procedimento de avaliação com base no currículo que, permitiu avaliar os alunos relativamente às variáveis velocidade e precisão na leitura. Este estudo pretende essencialmente contribuir para o desenvolvimento de procedimentos de estimulação da leitura, de forma, a incentivar professores, psicólogos e outros agentes educativos para este tipo de práticas.
The content of this study is included in the overall theme of reading, focusing on the theme of oral reading, more specifically still lies with the intervention of oral reading. The objective of this study was to suggest a range of activities to stimulate and improve oral reading and fluency (speed and accuracy) in students of 3rd year of a cycle and test its effect through the evaluation method based on the curriculum. These activities were selected and subjected to an exploratory study, a small group of four students in a class of 3rd grade, a private educational institution consisting of 21 students. During stimulation, the students are divided into subgroups of two elements at random. This stimulation was based on the method of repeated readings, and was the result of a combination of various activities proposed by several authors, and that the activities are based on a perspective of self-regulation and self-monitoring. With regard to methodology, the type of research will be an action research approach, taking into account the fact that the study was conducted at the site where would play the role of educational psychologist and here one hears need and personal development. To verify the effects of the intervention we used the method of repeated readings and the evaluation procedure based on the curriculum that allowed students to evaluate the variables for speed and accuracy in reading. This study aims primarily to contribute to the development of procedures for stimulating reading, in order to encourage teachers, psychologists and other educators to such practices.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2593
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp037454_tm.pdf2,77 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.