Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2605

Título: Desenvolvimento de competências nos profissionais de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências : aquisição em contexto de acção?
Autor: Pereira, Natacha Miriam Hilário Vaz, 1974-
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Validação de competências
Formação profissional
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O trabalho de projecto aqui apresentado, insere-se no campo da educação e formação de adultos, e tem como principal foco a aquisição de competências dos Profissionais de Reconhecimento Validação de Competências. Está dividida em três partes que sustentam os principais contributos teóricos, uma narrativa de vida centrada no percurso profissional e uma incursão empírica sobre os técnicos que exercem estas funções. O seu objectivo primordial é a questão das competências destes Profissionais e compreender os contextos privilegiados em que essa aquisição ocorre. Para tal, foi efectuada uma metodologia qualitativa através da técnica de entrevistas semi-estruturadas, e foi encontrado um conjunto de competências/saberes fundamentais para o desempenho dos Profissionais de RVC, assim como se destacou os principais contextos em que essa aquisição de competências ocorre.
The project work presented here, is within the education and training of adults filed, and its main focus is the acquisition of skills of Competencies Recognition and Validation Professional. It is divided into three parts which underpin the main theoretical contributions, a narrative about professional experience and a study of these professionals. The primary objective is due to the question of competences of these professionals and understands the contexts that such acquisition occurs. The study held a qualitative methodology approach by using the technique of semi-structured interviews. The founding’s identified a number of fundamental competences/knowledge for the performance of the Competencies Recognition and Validation Professional, as well as highlighted the main contexts in which this acquisition of skills occurs.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2605
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037481_tm.pdf1,46 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia