Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia (FP) >
FP - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2606

Title: Projectos vocacionais, crenças de auto-eficácia e expectativas parentais em estudantes do 7º ano de escolaridade em situação de sucesso-insucesso escolar
Authors: Lopes, Ana Rita
Advisor: Teixeira, Maria Odília, 1957-
Keywords: Desenvolvimento vocacional
Auto-eficácia
Abandono escolar
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Abstract: Enquadrada na teoria sócio-cognitiva, a investigação tem natureza exploratória e analisa os projectos vocacionais, as crenças de auto-eficácia académica e de desenvolvimento da carreira, em alunos do 7º ano de escolaridade (N=141). Os participantes são estudantes de uma escola da Damaia, inserida num bairro com características sociais e culturais desfavorecidas, e alguns dos alunos encontram-se em situação de insucesso escolar e risco de abandono escolar. Foram ainda recolhidas informações num grupo de pais/encarregados de educação (n = 18), com o objectivo de examinar as expectativas parentais face à escola e ao projecto vocacional dos seus educandos. Nesta amostra, no conjunto dos resultados destaca-se a tendência dos alunos com insucesso escolar indicarem projectos de natureza qualificante, expressarem avaliações mais negativas relativamente ao seu desempenho escolar a par de manifestarem menos confiança em lidarem com as tarefas académicas e de carreira; na sua maioria estes estudantes são de nacionalidade não portuguesa. Neste contexto, e em complementaridade, os dados dos pais revelam que a família destes jovens tende a possuir expectativas profissionais de natureza fantasista para os seus educandos. Numa perspectiva de Educação da Carreira e face às actuais preocupações de combate ao insucesso e ao abandono escolar, os dados salientam o imperativo das intervenções se realizarem no início do 3º ciclo, quando muitos dos estudantes, em risco de abandono, podem fazer escolhas de natureza profissionalizante. Nesta óptica, sublinha-se ainda a importância de envolver a família nos programas de intervenção vocacional.
Framed on social cognitive theory, this investigation is an exploratory study and intends to analyze vocational project, academic self-efficacy beliefs and development career beliefs in student’s on 7th grade (N=141). The sample focuses on students from a school in Damaia, on a neighborhood with poor social and cultural characteristics, and some of them have school insucess and dropout risk. Also, informative data was collected from a group of parents/ educational caregivers (n=18) with the purpose of examining the parental expectancies about school and their children vocational project. In this sample, the results show that students with insucess at school have a tendency to pursue qualifying projects, express negative evaluations about their school performance and are less confident in dealing with academic and career tasks, and most of them are not Portuguese. On this context, in addition, the information data collected from parents show that these teenagers’ family have fantasists professional expectancies. In a Career Educational perspective and facing today’s concerns dealing with insucess and school dropout, the data accentuate the importance of starting interventions on the beginning of the third cicle, when most of the students with school dropout risk can make choices of professionalizing nature. From this point of view, we are able to notice the greater importance of involving the family on vocational intervention programs.
Description: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2606
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037459_tm.pdf783.64 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE