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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2607

Título: Estudo exploratório das relações entre as dimensões da empregabilidade e os factores da personalidade em alunas finalistas do Mestrado Integrado em Psicologia
Autor: Policarpo, Rute Cardoso Nunes
Orientador: Barros, Alexandra Figueiredo de, 1961-
Palavras-chave: Psicologia da educação
Factores da personalidade
Resiliência
Optimismo
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Este estudo procurou explorar as relações entre as dimensões da empregabilidade e os factores da personalidade, recorrendo a dois instrumentos, o DME, Dispositional Measure of Employability que mede as dimensões Abertura às mudanças no trabalho, Resiliência no trabalho e na carreira, Proactividade no trabalho e na carreira, Motivação na carreira e Identidade Profissional, e o NEO-PI-R, NEO Personality Inventory, do qual foram apenas usadas as escalas Extroversão, Abertura à experiência e Conscienciosidade. Em termos metodológicos, o trabalho subdividiu-se em duas etapas: um estudo piloto e o estudo principal. O estudo piloto teve como principal objectivo testar a tradução que havia sido feita ao instrumento DME. No estudo principal foram aplicados o DME e o NEO-PI-R a 54 sujeitos do sexo feminino provenientes de uma amostra de conveniência de finalistas do Mestrado Integrado em Psicologia. Os resultados obtidos revelaram correlações significativas em sentido positivo entre as escalas Extroversão e Resiliência no trabalho e na carreira, e desta escala com as facetas Emoções positivas e Actividade e ainda a faceta Emoções positivas com a escala Optimismo no trabalho. A faceta Acções, da escala Abertura à experiência, correlaciona-se positiva e significativamente com as escalas Abertura às mudanças no trabalho e Proactividade no trabalho e na carreira assim como a faceta Ideias com a escala Resiliência no trabalho e na carreira. A escala Conscienciosidade correlaciona-se positiva e significativamente com as escalas Motivação na carreira e Optimismo no trabalho, assim como a faceta Competência com as escalas Proactividade no trabalho e na carreira, Resiliência no trabalho e na carreira, e Optimismo no trabalho, e ainda a faceta Dever com a escala Optimismo no trabalho, e a escala Esforço de realização com todas as escalas do DME; por último a faceta Autodisciplina com as escalas Motivação na carreira e Optimismo no trabalho.
The present study’s main objective was to explore the relations between employability dimensions and personality factors, using two instruments, DME, Dispositional Measure of Employability which measures the dimensions Openness to Changes at Work, Work and Career Proactivity, Career Motivation, Work and Career Resilience and Work Identity, and NEO-PI-R, NEO Personality Inventory, from which were selected the dimensions Extraversion, Openness and Conscientiousness. To reach this goal, the study was divided into two parts: a pilot study and a main study. The pilot’s study objective was to test the translation that had been made of DME. In the main study, DME and NEO-PI-R were applied to 54 female subjects, senior students of the Master’s Degree in Psychology. The results showed a significant positive correlation between Extraversion and Work and Career Resilience, and between this scale with Positive emotions and Activity, also of Positive emotions with Optimism at work. There were also shown correlations between Actions with Openness to Changes at Work and Work and Career Proactivity, and also of Ideas with Work and Career Resilience. Conscientiousness showed a positive and significant correlation with Career Motivation and Optimism at work, and also of Competence with Work and Career Proactivity, Work and Career Resilience and Optimism at work, and also of Dutifulness with Optimism at work, and of Achievement striving with all of DME scales and at last of Self-discipline with Career Motivation and Optimism at work.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2607
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