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Título: O real sublimado: elementos surrealistas nos filmes de Buster Keaton
Autor: Barata, Ricardo Gouveia da Costa
Orientador: Silva, Mário Jorge Torres, 1949-
Palavras-chave: Keaton, Buster, 1895-1966
Cinema - Estados Unidos da América - séc.20
Estética
Surrealismo
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: Os filmes de Buster Keaton são comédias mudas, que, antes de mais, se inserem no contexto do cinema clássico americano dos primórdios. Para além de uma aparente simplicidade e da sua significação imediata, inscrevem em si elementos característicos da estética surrealista. Ao longo desta dissertação pretendo tornar explícitos tais elementos, explorando pontos de contacto, associações e analogias com essa estética, por referência aos princípios que presidem à criação de um objecto de arte surrealista. Para o efeito, irei centrar-me no período que vai de 1919 a 1929, durante o qual Buster Keaton realizou dezanove curtas-metragens e onze longas-metragens, nas quais participou sempre como actor principal. Neste sentido, irei focar primeiramente os filmes longos de Keaton, dentre os quais destacarei Go West, por me parecer um caso paradigmático do que pretendo demonstrar. Em seguida, passarei à abordagem dos filmes curtos, na mesma perspectiva, centrando a minha análise em The Blacksmith, como forma de aferir se os elementos surrealistas presentes nas curtas-metragens de Buster Keaton apresentam uma natureza semelhante à que encontramos nas longas-metragens.
Buster Keaton’s movies are silent comedies that, above all, should be considered in the context of the classical Hollywood cinema of the pioneering era. Besides an apparent simplicity and its immediate meaning, they incorporate elements which are typical of the surrealistic aesthetic. Throughout this dissertation I intend to make those elements explicit, exploring common issues, associations and analogies with those aesthetics, in terms of the principles that preside to the creation of a surrealistic work of art. In order to accomplish that I shall focus on the period 1919-1929, during which Buster Keaton directed nineteen shorts and eleven features, also assuming the main characters in every one of those films. Therefore, I will first analyse Keaton’s feature films, and I will distinguish Go West for I consider it paradigmatic of what I want to stress. Then I will analyse the shorts, using the same kind of approach, favouring The Blacksmith, in order to verify if the surrealistic elements we find in Keaton’s shorts are of the same nature as those elements present in the feature movies.
Descrição: Tese de mestrado, Estudos Anglísticos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2621
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