Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2625
Título: A implementação de um dispositivo de mediação escolar : estudo de caso
Autor: Pires, Sandra Torrado, 1981-
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Mediação escolar
Indisciplina escolar
Gestão de conflitos
Teses de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: Num mundo cada vez mais global, onde a sociedade de informação é uma realidade, importa olhar a Escola e as relações que nela se desenvolvem sob um novo prisma. O conflito, nomeadamente o conflito em contexto escolar, é uma realidade incontornável e intrínseca do nosso quotidiano que, em nosso entender, assume uma inegável pertinência e actualidade no contexto educativo português. Por outro lado, parecem ser cada vez mais aqueles que entendem a gestão construtiva do conflito, como forma de valorizar todo o potencial positivo que consigo transporta. Para tal, algumas escolas começam já a recorrer à implementação de dispositivos de mediação escolar, em detrimento das metodologias coercivas, ou seja, de medidas disciplinares verticais, para resolver tanto os casos de indisciplina como as situações de conflito. Assim, a dissertação de Mestrado que agora se apresenta, intitulada ―A implementação de um dispositivo de mediação escolar – Estudo de Caso‖, tem como objectivo o estudo compreensivo da implementação de um destes dispositivos, assim como os entraves e factores facilitadores ao seu desenvolvimento e manutenção. Para a realização deste estudo, recorremos a uma metodologia de investigação de tipo qualitativo, fazendo uso do estudo de caso com recurso privilegiado à técnica da entrevista. De acordo com as nossas finalidades e objectivos, realizámos uma vasta pesquisa bibliográfica, contextualizando e fundamentando a problemática que nos orientou. Tendo em conta os resultados que obtivemos com esta investigação podemos afirmar que existe, de facto, a necessidade da introdução deste tipo de dispositivos nas escolas, contudo, a sua implementação e consolidação exige um entendimento efectivo do que é a mediação, assim como uma atitude de colaboração e parceria entre todos os intervenientes da situação educativa. É igualmente importante que a mediação se estenda a todos os tipos de conflitos, nomeadamente conflitos professor/aluno e não apenas a conflitos entre alunos.
In an increasingly global world, where the information society is a reality, school and the relationships that take place there should be looked at under a new prism. Conflict, particularly in the school context, is an intrinsic and inescapable reality of our daily lives and, from our point of view, of undeniable relevance to the Portuguese educational context. On the other hand, the number of people who see the constructive management of the conflict as a way to, at the same time, value all the potential good that the conflict carries itself, has been increasing. Some schools are already beginning to turn to the implementation of mechanisms of school mediation - rather than coercive methods - to solve cases of indiscipline as well as situations of conflict. The purpose of this work, "The implementation of a mechanism for school mediation – A Case Study", is the comprehensive study of the operation and functioning of such mechanisms, as well as the facilitating factors and obstacles to its implementation and maintenance. We used a qualitative research method in this study, based on case studies and interviews. In accordance with our aims and objectives, we conducted an extensive literature search, contextualizing and grounding the problem which guided us. Taking into account the results we obtained with this research, we can say that there is, indeed, the need to introduce such mechanisms in schools, however, its implementation and consolidation requires a real understanding of what mediation is, as well as an attitude of collaboration and partnership among all those that play a role within an educational situation. It is also important that the mediation should extend to all types of conflicts, including teacher-student conflicts, and not just conflicts between students.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2625
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