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Título: Do universo à escolha : contributo da categorização no processo de escolha do consumidor
Autor: Gaspar, Catarina Amaral
Orientador: Marques, J. Frederico, 1966-
Palavras-chave: Psicologia do consumidor
Categorização (Psicologia)
Escolha individual
Teses de mestrado - 2010
Data de Defesa: 2010
Resumo: O presente trabalho propõe e avalia empiricamente um novo modelo hierárquico e sequencial de escolha individual, em contexto de consumo, articulando o contributo da categorização, enquanto base teórica de análise, através de determinantes de tipicidade da estrutura prototípica de categorias de produto (Barsalou, 1985, 1991). No Estudo 1, participaram 24 estudantes do ensino superior, do sexo feminino, residentes em Lisboa, com uma média de idades de 22 anos. Aplicou-se o modelo de escolha individual em contextos de compra que visam objectivos de consumo frequentes, considerando marcas pertencentes a categorias taxonómicas de produto. Destaca-se a verificação do modelo enquanto um processo sequencial e hierárquico de decisões, e a acção da tendência central, frequência de instanciação e ideais enquanto critérios de inclusão de marcas nos diferentes conjuntos do modelo. No Estudo 2, apresentou-se um projecto de investigação que sugere a avaliação do modelo de escolha individual em contextos de compra novos ou inesperados, considerando categorias de produto ad-hoc (Barsalou,1983, 1985, 1991). São discutidas as implicações do modelo e a influência dos determinantes de tipicidade durante o processo de escolha em diferentes situações de compra.
This work proposes and empirically evaluates a new individual hierarchical and sequential choice model, for consumption situations, considering categorization as a theoretical base of analysis trough typicality determinants of graded structure in product categories (Barsalou, 1985, 1991). For Study 1, the chosen sample was constituted by 24 female university students, with an average age of 22, that live in Lisbon. The individual choice model was applied in consumption contexts that reach for a frequent consumption goal, for brands in taxonomic product categories. This study highlights the individual choice model as a sequential and hierarchic process of decisions, and the influence of central tendency, frequency of instantiation and ideals as determinants for brand inclusion in the model sets. Study 2 presents an investigation project for applying the new individual choice model in unexpected or new consumption situations for ad-hoc product categories (Barsalou, 1983, 1985, 1991). The implications of the new individual choice model and the influence of typicality determinants along the choice process for different consumption situations are discussed.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2641
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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