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Título: Uma nova perspectiva sobre a decisão individual de consumo : o papel da categorização de produtos
Autor: Monteiro, Pedro Ricardo dos Santos
Orientador: Marques, J. Frederico, 1966-
Palavras-chave: Categorização social
Psicologia do consumidor
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: A presente investigação tem como objectivo a proposta e a avaliação empírica de um novo modelo sequencial e hierárquico de decisão individual de consumo. Este modelo, fundamentado na literatura sobre categorização, pressupõe que o processo de decisão ocorre por intermédio da formação de conjuntos hierarquizados de marcas. A avaliação do modelo é efectuada através da inclusão de marcas nos seus diferentes conjuntos a partir de julgamentos de tipicidade de marcas incluídas em dois tipos de categorias de consumo. São considerados os determinantes de tipicidade definidos por Barsalou (1985). O Estudo 1 contou com a participação de 24 estudantes do sexo feminino, estudantes do ensino superior, residentes em Lisboa e responsáveis pelas próprias decisões de consumo. O modelo proposto foi avaliado relativamente a objectivos de consumo habituais, que promovem a selecção de marcas incluídas em categorias taxonómicas de produtos. Os resultados demonstram a pertinência do modelo proposto e evidencia-se a importância dos determinantes de tipicidade: tendência central, frequência de instanciação e ideais, enquanto critérios de inclusão de marcas nos diferentes conjuntos do modelo. O Estudo 2 é apresentado sob a forma de um projecto de investigação, e propõe a avaliação do modelo sequencial e hierárquico de decisão individual de consumo relativamente a objectivos de consumo novos ou desconhecidos, que promovem a selecção de marcas incluídas em categorias ad-hoc de produtos. Finalmente, são articulados as conclusões obtidas no Estudo 1 com os resultados esperados da aplicação do Estudo 2, de modo a discutir a importância dos determinantes de tipicidade no processo de escolha de marcas e as suas possíveis implicações práticas.
This research aims at the proposal and empirical assessment of a new individual sequential and hierarchical decision model for consumption. This model, based on literature on categorization, assumes that the decision process occurs through the formation of hierarchical brands sets. The model evaluation considers the inclusion of brands in the different sets from typicality judgments of brands included in two types consumption categories. The determinants of typicality defined by Barsalou (1985) are considered. Study 1 considered a sample of 24 female higher education students, living in Lisbon and responsible for their own consumption decisions. The proposed model was evaluated for frequent consumption goals, which promote the selection of brands included in taxonomic products categories. The results demonstrate the relevance of the proposed model and highlight the importance of the determinants of typicality, central tendency, frequency of instantiation and ideals, as criteria for inclusion of different brands sets in the model. Study 2 is presented in the form of a research project, and proposes the assessment of the individual sequential and hierarchical decision model for new or unknown consumption goals, which promote the selection of brands included in ad-hoc products categories. Finally, the conclusions from Study 1 are articulated with the expected results for Study 2, in order to discuss the importance of determinants of typicality in the brand choice process and it practical implications.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2644
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

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