Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/26445
Título: Efeitos da formação na auto-eficácia e na utilização educativa das TIC pelos professores: estudo das diferenças entre regimes formais e informais de formação
Autor: Pedro, Neuza
Piedade, João
Palavras-chave: Tecnologias educativas
Formação de professores em TIC
Autoeficácia
Utilização das TIC
Data: 2013
Editora: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Citação: Pedro, N., & Piedade, J. (2013). Efeitos da formação na auto-eficácia e na utilização educativa das TIC pelos professores: estudo das diferenças entre regimes formais e informais de formação. Revista e-Curriculum, 3(11), 766-793.
Resumo: O presente artigo pretende apresentar os resultados de um estudo desenvolvido com um grupo de 103 professores de uma escola pública do ensino básico e secundário Português onde se procurou analisar os efeitos da formação frequentada na área das TIC, especificamente, sobre o sentido de autoeficácia de utilização dos computadores e o índice de utilização das tecnologias nas práticas docentes, considerando distintamente os efeitos do número de ações de formação frequentadas (fator quantitativo) e o impacto atribuído a essas ações de formação na prática profissional (fator qualitativo). Pretende-se ainda no presente trabalho explorar a existência de efeitos associados ao formato das ações de formação frequentadas, sobre os mesmos construtos em análise, considerando ações desenvolvidas em regime formal/creditado e em regime informal. Os resultados tendem a evidenciar que o nível de impacto atribuído às ações de formação frequentadas influencia favorável e significativamente os níveis de utilização e o sentido de autoeficácia dos professores, o mesmo não se verifica relativamente ao número de ações de formação frequentadas. Registam-se também variações significativas associadas aos regimes de formação analisados.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/26445
ISSN: 1809-3876
Versão do Editor: http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/9002/13300
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ecurriculum_9002-44947-1-Pedro_Piedade.pdf368,91 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.