Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/26556
Título: Cenários de aprendizagem inovadores com utilização de tecnologias móveis : um projeto no 3º ciclo do ensino básico numa turma de percursos curriculares alternativos
Autor: Barros, Dany Francisco de Freitas de, 1982-
Orientador: Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Palavras-chave: Dispositivos móveis
Ensino-aprendizagem
Tecnologias da informação e da comunicação
Trabalhos de projeto de mestrado - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: Nos últimos anos temos assistido a um amplo desenvolvimento tecnológico dos dispositivos móveis, acompanhado de uma marcada diminuição do seu custo o que os tornou acessíveis à grande maioria dos estudantes de hoje, independentemente do seu estatuto socio-económico. Esses equipamentos fornecem atualmente aos seus utilizadores, um leque alargado de funcionalidades, amplificadas pelo acesso à internet e pela possibilidade de instalação de diversas apps disponíveis online. Os adolescentes de hoje, por associarem os seus dispositivos móveis ao entretimento e interação social, raramente se apercebem dos poderosos equipamentos que carregam nos seus bolsos. Mas não são só os alunos, também a maioria das escolas e dos professores têm dificuldade em compreender e tirar proveito dos dispositivos móveis para as suas próprias atividades de ensino. Tomando consciência da relevância que estes equipamentos assumem hoje para os estudantes, foi desenvolvido um projeto de utilização de tecnologias móveis com um conjunto de 13 alunos de uma turma de Percursos Curriculares Alternativos, do 3º ciclo do ensino básico. Este projeto envolveu o design e implementação de cenários de aprendizagem que foram planificados tendo em conta o toolkit do Future Classroom Lab. Este estudo teve assim como objetivo observar e avaliar o impacto da utilização dos dispositivos móveis dos alunos, enquanto ferramenta de suporte à aprendizagems, tanto pela perspetiva dos alunos como dos docentes envolvidos no projeto durante o ano letivo 2015/2016. A análise dos dados obtidos após a implementação do projeto permitiu concluir que se registaram favoráveis modificações na conceções dos alunos acerca do valor associado à utilização deste tipo de equipamentos em contexto de sala de aula. A apreciação dos docentes revelou-se igualmente positiva.
In recent years we have witnessed a broad technological evolution of mobile devices that allows relatively low cost access to this type of equipment, making them accessible to the vast majority of todays' students, regardless of their socio-economic status. These devices provide its users with a wide range of functionalities, amplified by the internet access and the possibility of installing several other mobile applications. Students associate their mobile devices to entertainment and social interaction, are rarely aware of the powerful equipment they carry out in their pockets. But it’s not only our teens who do not realize the potential of this equipment, most schools and teachers have difficulties in understanding and taking advantage of mobile devices of support their teaching activities. Being aware of the importance that mobile devices have for todays’ students, a project using mobile technology was developed with a class of 13 students of ‘Percursos curriculares alternativos’- 3rd cycle. This project involved the design and implementation of learning scenarios that have been planned taking into account the Future Classroom Lab toolkit. This study had the aim of observing and assessing the impact of the use of students’ mobile phones as tools for learning support, through the perspective of both students and teachers involved in the project during the 2015/2016 school year. The analysis of the data provided the conclusion that favorable changes ocurred in students conceptions about the pedagogical value of such devices in the classroom context. Teachers’ assessment of the project was also positive .
Descrição: Trabalho de projeto de mestrado, Educação (Área de especialização Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/26556
Designação: Mestrado em Educação
Aparece nas colecções:IE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie051205_tm.pdf1,75 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.