Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia (FP) >
FP - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2657

Título: Pais de crianças sobredotadas : representações e dimensões parentais
Autor: Rodrigues, Neuza Carina Monteiro
Orientador: Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Palavras-chave: Sobredotação
Parentalidade
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: A temática da sobredotação tem vindo a ser alvo de um crescente interesse por parte da comunidade científica (Almeida, Pereira, Miranda & Oliveira, 2003). Contudo, acresce a necessidade de conhecer mais acerca das crianças sobredotadas e dos contextos em que se desenvolvem (Pereira, 2000). Com este trabalho pretendemos compreender de que forma o desenvolvimento destas crianças, os contextos em que este desenvolvimento ocorre, as dimensões parentais e o acompanhamento educacional de que são alvo estão relacionados entre si. A metodologia consistiu na análise de conteúdo de 15 entrevistas a pais e filhos, bem como a aplicação de um questionário sobre dimensões parentais. De uma forma geral, os resultados obtidos indicam que as características parentais e dos filhos parecem embrenhar-se e influenciar-se reciprocamente num ambiente estimulador de capacidades, talentos, aptidões e criatividade. Ainda permitiram perceber que as crianças sobredotadas, apresentam uma representação equilibrada, relativamente aos seus pais, das dimensões “afectividade” e “controlo”. Este estudo pretende ser um ponto de partida para um novo olhar sobre a junção de duas temáticas tão marcantes: parentalidade e sobredotação.
The theme of giftedness has motivated an increased interest from the scientific community (Almeida, Pereira, Miranda & Oliveira, 2003). However, the need to know more about gifted children and the contexts in which they develop still remains (Pereira, 2000). This study aimed at understanding the relantion between the development of gifted children, the contexts in which this development occurs, the parental dimensions and educational guidelines. The methodology consisted of content analysis of 15 interviews with parents and gifted children, as well as the application of a questionnaire on parental dimensions. Overall, the results indicate that the characteristics of parents and children sare related and influence one another in a stimulating environment of skills, talents, skills and creativity. Gifted children have a balanced representation, of their parents' parental dimensions of "affection" and "control". This study is intended to be a starting point for a new look on the relationship between two central issues : parenting and giftedness.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2657
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037500_tm.pdf1,51 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE