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Título: O papel dos jogos didáticos no reportório de práticas docentes de economia
Autor: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cerdeira, Luísa
Cabrito, Belmiro Gil
Palavras-chave: Formação de professores
Didática da economia
Jogos didáticos e de simulação
Aprendizagem
Motivação
Data: 2016
Editora: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
Citação: Mucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2016). O papel dos jogos didáticos no reportório de práticas docentes de economia. In Mesquita, C., Pires, M. V., & Lopes, R. P. (eds.), Livro de atas do 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) (pp. 393-401). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança. Escola Superior de Educação.
Resumo: A investigação proposta incidiu na definição de um modelo conceptual, baseado na literatura de referência, como Fullan (1991), Chaves e Parente (2011) e Vos (2015), onde se pretendeu compreender o papel da formação inicial e contínua docentes no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais, ao nível do ensino secundário, para uma possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Situando-se num paradigma construtivista, em que se assume a construção das aprendizagens através das experiências (Dewey, 1933; Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008), a presente investigação pretendeu, de igual forma, relevar o papel que os designados jogos didáticos e de simulação, muitos deles organizados por instituições de ensino superior, poderão ter nas aprendizagens e motivação dos alunos em contexto escolar, particularizando à didática do ensino da Economia. Complementarmente, pretendeu-se evidenciar a forma como o modelo conceptual será aplicado numa futura investigação, tendo em vista procurar dar resposta aos objetivos definidos. Desta forma, pretende-se desenvolver posteriormente esta investigação recorrendo à aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores e que visa avaliar as diferentes dimensões da investigação, considerando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território nacional. A metodologia utilizada nesta investigação incidirá no desenvolvimento de equações estruturais, com vista a investigar as possíveis relações entre as diferentes dimensões incorporadas no modelo. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/26610
ISBN: 978-972-745-206-4
Aparece nas colecções:IE - GIPAE - Comunicações e Conferências

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