Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/26695
Título: Cultura organizacional e regulação : um olhar a partir da Divisão da Educação Pré-Escolar e do ensino básico da Direção-Geral da Educação
Autor: Rodrigues, Diana Isabel Bolinhas, 1993-
Orientador: Costa, Estela
Palavras-chave: Cultura organizacional
Regulação
Educação pré-escolar
Relatórios de estágio de mestrado - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: O presente relatório de estágio é reflexo do percurso desenvolvido na Direção-Geral da Educação (DGE), no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Educação e Formação, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, na área de especialização de Organização e Gestão da Educação e da Formação. Com o tema de investigação Cultura Organizacional e Regulação: Um olhar a partir da Divisão da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico da Direção-Geral da Educação exploro, neste trabalho, estas duas dimensões da organização. O relatório é composto por três capítulos, contemplando uma contextualização da DGE, mais concretamente da Divisão da Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico (DEPEB), inserida na Direção de Serviços de Desenvolvimento Curricular (DSDC), bem como a apresentação e reflexão sobre as atividades desenvolvidas ao longo do estágio. O relatório contempla, também, um projeto de investigação centrado na regulação e na cultura organizacional como pontos de vista teóricos, com o objetivo de compreender a articulação entre as dimensões da regulação e da cultura organizacional na DEPEB. Metodologicamente, foram privilegiadas como técnicas de recolha de dados a pesquisa arquivística, a observação participante e a entrevista diretiva e semi-diretiva a quatro elementos da DGE. O estudo fez emergir a natureza híbrida de uma cultura organizacional, simultaneamente fragmentada e integradora, onde predominam modos de regulação burocrática de cumprimento das regras, a par de processos pós-burocráticos de regulação que privilegiam a formação, o acompanhamento de projetos, a avaliação dos processos, resultados e práticas e a monitorização.
This internship report is a reflection of the work developed in the General Directorate of Education (DGE), under the curricular internship required to obtain the Master Degree in Education and Training with specialization in Organization and Management of Education and Training at Institute of Education of University of Lisbon. My research topic Organizational Culture and Regulation - A look from the Division of Preschool and Basic Education of the General Directorate of Education explores these two dimensions of the organization. This work report has three chapters, one of them contextualizes DGE, specifically the Division of Preschool and Basic Education (DEPEB), inserted in Curricular Development Services Department (DSDC). The activities developed in this internship are presented with a critical analysis. Another chapter of this report refers to a research project on regulation and organizational culture under a theoretical point of view, with the aim to understand the relationship between this two dimensions DEPEB. The qualitative methodology used techniques as archival research, participant observation and directive and semi-directive interviews to four elements of DGE. This study showed the hybrid nature of an organizational culture, both fragmented and integrated, which is dominated by bureaucratic regulatory compliance, and post-bureaucratic regulatory processes focused on training, project monitoring, processes evaluation, results and practices and monitoring.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e da Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/26695
Designação: Mestrado em Educação e Formação
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