Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2688

Título: Combate à desistência em cursos EFA pós-laboral
Autor: Silva, Ana Isabel Monteiro Júlio Gameiro da, 1979-
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Abandono dos estudos
Adultos pouco escolarizados - Portugal
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: A inovação dos modelos de aprendizagem, a concepção de novas formas de dinamização e a implementação de projectos que se aproximem à realidade existente quer no mercado de trabalho quer na própria vida é essencial que seja traduzida nos cursos de formação de jovens e adultos, para que estes estejam cada vez mais adaptados e próximos do mundo em evolução. De forma a conseguir esta aproximação da realidade e um funcionamento eficaz dos projectos de formação no domínio da aprendizagem ao longo da vida, dirigidos a populações adultas, é essencial fazer uso de recursos, competências e metodologias de exploração que os une e integra na vida actual. A identificação, avaliação e reconhecimento das várias áreas de oportunidades, em termos de elegibilidade de conhecimentos adquiridos ao longo da vida, indicam a proximidade e realidade que este projecto pretende dar aos jovens e adultos. A validação dessas mesmas aquisições resultantes de aprendizagens experienciais, não formais e informais são o que valoriza e leva os jovens e adultos a terem uma educação baseada não só na teoria, que por si só constitui uma ferramenta importante, mas também na parte activa e viva do seu conhecimento que, aliados, dão a conjuntura perfeita para uma educação mais coerente e próxima da realidade. Neste trabalho, analisam-se as razões da desistência nos cursos EFA pós-laboral e apresentam-se algumas estratégias para a combater.
The innovation of learning models and the creation of new ways of implementing the projects which are closer to the reality that exists in the labour market as well as in life itself is essential to be translated in training courses for young people and adults, so that they are increasingly adapted and closer to the evolving world. In order to achieve this approximation of reality and an efficient operation of training projects in the field of lifelong learning, aimed at adult populations, it is essential to make use of resources, skills and methodologies that unites and integrates them in modern life. The identification, assessment and recognition of the various areas of opportunities, in terms of lifelong acquired knowledge eligibility, indicate the proximity and reality that this project wants to give to young people and adults. The validation of those acquisitions resulting from experiential, non-formal and informal learning are what values and takes young people and adults to have an education based not only in theory, that by itself is an important tool, but also on active and lively part of their knowledge that, allied, give the perfect environment for a more coherent and close to reality education. In this work, the reasons for withdrawal in Vocational Education and Training (VET) part-time courses are examined and some strategies for combating it are presented.
Descrição: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos - Educação e formação de jovens e adultos pouco escolarizados), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2688
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037494_tm_tese.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open
ulfp037494_tm_A.Mediador_Pedro_Felix.wav18,78 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_B.Mediadora_Sonia_Rosa.wav6,85 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_C.Formadora_Catarina_Ferreira.wav3,77 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_D.Formadora_Joana_Tornada.wav6,99 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_E.Formadora_Vanda_Alves.wav3,99 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_F.Formador_Mario_Carvalho.wav5,78 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_G.Formando_Marco_Guerra.wav5,81 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_H.Formanda_Teresa_Antao.wav22,1 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_I.Formanda_Silvia_Pereira.wav2,44 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_J_Formando_Paulo_Santos.wav2,79 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_L.Formanda_Florbela_Ramalho.wav5,15 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_M.Formanda_Claudia_Silva.wav1,52 MBWAVView/Open
ulfp037494_tm_N.Formando_Ilidio_Saraiva.wav8,05 MBWAVView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia