Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2697
Title: O potencial das tecnologias educativas na promoção da inclusão: três exemplos
Author: Bahia, Sara
Trindade, José Pedro
Keywords: Ergonomia
Inclusão
Expressão visual
Issue Date: 2010
Publisher: EDUCOM
Citation: Educação, Formação & Tecnologias, 3(1), 96-110. (2010)
Abstract: As tecnologias educativas e a inclusão constituem duas realidades presentes na escola de hoje e do futuro. No entanto, falta ainda um longo caminho para que o uso das tecnologias da informação e da comunicação permita promover as tão desejadas práticas inclusivas em contextos de educação formal e não-formal. Quando utilizadas de forma fundamentada e planificada as tecnologias educativas podem promover atitudes positivas face à diversidade e promover ganhos ao nível académico e social, do desenvolvimento de um sentido de comunidade e das práticas não-discriminatórias, que são as componentes da filosofia inclusiva (Karagiannis, Stainback & Stainback, 1996). O presente artigo apresenta três exemplos que constituem exemplos da utilização de tecnologias educativas promotoras dos princípios da inclusão em dois contextos diferentes. Cada descrição do exemplo é acompanhada de uma reflexão fundamentada e crítica acerca da sua eficácia e da possibilidade de aplicação a diferentes contextos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/2697
ISSN: 1646-933X
Publisher Version: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/128/96
Appears in Collections:FP - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bahia&Trindade,EFT.pdf168,6 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.