Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2697
Título: O potencial das tecnologias educativas na promoção da inclusão: três exemplos
Autor: Bahia, Sara
Trindade, José Pedro
Palavras-chave: Ergonomia
Inclusão
Expressão visual
Data: 2010
Editora: EDUCOM
Citação: Educação, Formação & Tecnologias, 3(1), 96-110. (2010)
Resumo: As tecnologias educativas e a inclusão constituem duas realidades presentes na escola de hoje e do futuro. No entanto, falta ainda um longo caminho para que o uso das tecnologias da informação e da comunicação permita promover as tão desejadas práticas inclusivas em contextos de educação formal e não-formal. Quando utilizadas de forma fundamentada e planificada as tecnologias educativas podem promover atitudes positivas face à diversidade e promover ganhos ao nível académico e social, do desenvolvimento de um sentido de comunidade e das práticas não-discriminatórias, que são as componentes da filosofia inclusiva (Karagiannis, Stainback & Stainback, 1996). O presente artigo apresenta três exemplos que constituem exemplos da utilização de tecnologias educativas promotoras dos princípios da inclusão em dois contextos diferentes. Cada descrição do exemplo é acompanhada de uma reflexão fundamentada e crítica acerca da sua eficácia e da possibilidade de aplicação a diferentes contextos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/2697
ISSN: 1646-933X
Versão do Editor: http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/128/96
Aparece nas colecções:FP - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bahia&Trindade,EFT.pdf168,6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.