Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Psicologia (FPCE - UOP) >
FPCE - UOP - Livros e Capítulos de Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2708

Title: Fama enganadora
Authors: Bahia, Sara
Pereira, Inês
Monteiro, Paula
Keywords: Desenvolvimento
Talento
Issue Date: 2008
Publisher: MTSS / PETI - Fundo Social Europeu
Citation: In J. Cadete (Org.) PETI: 10 anos de combate à exploração do trabalho infantil. (207-242). Lisboa: MTSS / PETI - Fundo Social Europeu.
Abstract: A participação de crianças e jovens em espectáculos, moda e publicidade é uma realidade incontornável que tem sido objecto de atenção por parte de vários sectores da sociedade e que motivou a concepção de medidas legislativas que defendem os jovens dos efeitos negativos dessa participação. No entanto, em termos de desenvolvimento, as consequências de tal participação podem não se revelar tão benéficas quanto alguns sectores da sociedade insistem em crer. Consequentemente, importa reflectir de forma teoricamente fundamentada acerca dos benefícios e também das eventuais sequelas que possam surgir, para pensar em formas de minorar os resultados menos positivos dessas actividades. A primeira parte deste artigo refere-se à definição, descrição e breve caracterização deste tipo de actividades, bem como a sua contextualização legal e também social, a partir de estudos anteriores. A ideia de base é a de que o fenómeno existe e pode ser benéfico em muitas das situações, muito embora possa suscitar também alguns efeitos menos desejáveis em termos do desenvolvimento pessoal dos menores que participam neste tipo de actividades, lançando pistas que possam vir a ser úteis para o enquadramento do desempenho das crianças e jovens nestas áreas. A segunda parte do artigo inicia-se com a problematização dos múltiplos determinantes do processo de desenvolvimento e uma resenha histórica sobre a participação dos menores nas artes do espectáculo. Segue-se uma teorização acerca dos factores de risco e de protecção responsáveis pela adaptação e desenvolvimento ao longo da vida. Transversalmente são descritos os grandes marcos sócio-emocionais do desenvolvimento infantil e adolescente; algumas características relevantes para percursos de vida adaptados e criativos e uma análise do estado da arte da participação de menores portugueses em espectáculos, moda e publicidade. Na última parte, explicita-se e discute-se o enquadramento legal que salvaguarda os direitos dos menores que participam neste tipo de actividades e procura evitar os possíveis efeitos menos positivos dessa participação. A lógica interna inerente ao presente artigo é a de fornecer um enquadramento teórico abrangente e propor linhas orientadoras de actuação para todos os responsáveis envolvidos. Em última análise, o intuito subjacente é o de promover o bem-estar futuro das crianças e jovens que participam no mundo do espectáculo, da moda e da publicidade.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/2708
ISBN: 978-989-95739-0-1
Appears in Collections:FPCE - UOP - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PETI_bahia et al.pdf549.77 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE