Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2710
Title: Estimular talentos na sala de aula: os múltiplos prismas da questão
Authors: Bahia, Sara
Keywords: Talento
Sobredotação
Diferenciação
Issue Date: 2006
Publisher: Universidade de Évora/PRODEP
Citation: In: A. Candeias (Org.). Crianças diferentes: Múltiplos olhares sobre como avaliar e intervir (160-174). Évora: Universidade de Évora/PRODEP.
Abstract: Num mundo em constante mudança em que a produção do conhecimento e a inovação são indiscutivelmente necessárias para a construção de uma sociedade diferente daquela que conhecemos, o desenvolvimento pleno do potencial dos mais novos afigura-se de extrema importância. O primeiro passo só pode ser dado quando aceitarmos verdadeiramente as diferenças interpessoais, respeitando-as e promovendo-as. Os locais privilegiados para essa promoção são, indiscutivelmente, os múltiplos contextos educacionais que, face à cada vez mais premente necessidade de diferenciação pedagógica, se vêem obrigados a uma mudança de paradigma em termos de avaliação e de intervenção. Esse novo paradigma opõe-se à visão estática do “nós versus eles” e obriga a perspectivar a diferença como uma interacção dinâmica, sistémica e dialéctica entre as características pessoais e as características do meio envolvente. Consequentemente, uma intervenção educacional promotora do pleno desenvolvimento do potencial cognitivo exige uma avaliação abrangente e dinâmica das múltiplas dimensões que confluem no desenvolvimento pessoal: motora, perceptiva, cognitiva, sócio-emocional, moral, comportamental e, exige também a integração desses dados num quadro de referência teórica eclético.
URI: http://hdl.handle.net/10451/2710
ISBN: 978-972-98136-8-9
Appears in Collections:FPCE - UOP - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sara bahia - criancas_diferentes.pdf379,71 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.