Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2711

Título: "Ir ao agrupamento" : a comunicação num agrupamento horizontal de escolas
Autor: Faria, Maria João da Rocha Santos, 1964-
Orientador: Carvalho, Luís Miguel, 1960-
Palavras-chave: Administração educacional - Portugal
Comunicação organizacional
Agrupamento de escolas
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O presente relatório apresenta-se sobre a forma de “trabalho projecto”. Desenvolveu-se num Agrupamento Horizontal de Escolas da área Metropolitana de Lisboa, com base na seguinte questão inicial: “Como é que as escolas associadas comunicam entre si e o que comunicam”? Numa organização a comunicação tende a adoptar a forma de rede: formal e informal. A comunicação formal ocorre dentro da estrutura formal adoptando normalmente a forma escrita. A comunicação informal: ocorre independentemente da estrutura formal e assume, essencialmente, a forma oral. O nosso trabalho apoiou-se num modelo de investigação empírica recorrendo a uma metodologia mista, abarcando uma dimensão quantitativa e qualitativa e centrou-se em dois eixos de análise: comunicação formal e comunicação informal. Os resultados evidenciam que no interior do Agrupamento predomina a comunicação formal, com fluxo descendente, com um carácter informativo e uma função instrumental. As escolas associadas comunicam utilizando uma rede informal mas só o fazem para esclarecimentos pontuais, não havendo registo de comunicação formal entre elas. No último capítulo são feitas algumas recomendações, que pretendem contribuir para a implementação de uma estratégia de comunicação efectiva entre as diferentes unidades educativas que constituem o Agrupamento.
This report presents a "work project" developed in a “Agrupamento de Escolas” (grouped schools) of the Lisbon metropolitan area, based on the following initial question: "How do the grouped schools communicate with each other and what do they communicate? The study follows the idea that in organization communication tends to take the form of a network: formal and informal. Formal communication is usually written and it occurs inside the formal structure. Informal communication does not depend on the formal structure to occur and it is mainly oral. Our study is based on an empirical research model that follows a mixed methodology, embracing quantitative and qualitative procedures, using documental analysis and interviews. The study focus an formal communication and informal communication. The results show that, inside the grouped of schools, formal communication prevails. It has an informative nature and with an instrumental function, and it flows downwards. Grouped schools communicate by means of an informal network but only for occasional explanations and there is no record of formal communication among them. The report includes some advice - build from the study – in order to help establishing an effective communication strategy within the grouped of schools.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2711
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfp037465_tm_tese.pdfTese1,08 MBAdobe PDFView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.4_Análise interpretativa.docAnexo 2.434,5 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.3d_Análise Coor. D.docAnexo 2.3d36 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.3c_Análise Coor C.docAnexo 2.3c37,5 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.3b_Análise Coor B.docAnexo 2.3b35,5 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.3a_Análise Coor. A.docAnexo 2.3a34,5 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.2d_Coordenador da Escola D.docAnexo 2.2d34 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.2c_Coordenador da Escola C.docAnexo 2.2c39 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.2b_Coordenador da Escola B.docAnexo 2.2b40 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.2a_Coordenador da Escola A.docAnexo 2.2a44,5 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo2.1_guião de entrevista.docAnexo 2.135 kBMicrosoft WordView/Open
ulfp037465_tm_anexo1.4_Análisedas categoriasporpercentagem.docxAnexo 1.434,03 kBMicrosoft Word XMLView/Open
ulfp037465_tm_anexo1.3_graficocomparativo.xlsxAnexo 1.317,83 kBMicrosoft Excel XMLView/Open
ulfp037465_tm_anexo1.2_categorizaçãodosdocumentos.xlsAnexo 1.288,5 kBMicrosoft ExcelView/Open
ulfp037465_tm_anexo1.1d_escolaD.pdfAnexo 1.1d120,01 MBAdobe PDFView/Open
ulfp037465_tm_anexo1.1c_escolaC.pdfAnexo 1.1c252,71 MBAdobe PDFView/Open
ulfp037465_tm_anexo1.1b_escolaB.pdfAnexo 1.1b216,07 MBAdobe PDFView/Open
ulfp037465_tm_anexo1.1a_escolaA.pdfAnexo 1.1a104,16 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia