Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27130
Título: Acerca do desenvolvimento do ensino e da investigação em avaliação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação educacional
Investigação em avaliação
Ensino da avaliação
Ensino superior
Avaliação nas universidades
Currículo universitário
Data: 2015
Citação: Fernandes, D. (2015). Acerca do desenvolvimento do ensino e da investigação em avaliação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Projeto científico-pedagógico elaborado no âmbito do concurso para professor catedrático. Trabalho datilografado não publicado. Lisboa: Universidade de Lisboa. Instituto de Educação.
Resumo: A conceção e organização deste Projeto Científico-Pedagógico foram orientadas por dois propósitos fundamentais e iniciais: a) Produzir uma descrição e reflexão acerca do ensino do domínio do conhecimento da Avaliação em Educação; e b) Produzir uma descrição e reflexão acerca da investigação realizada no âmbito da Avaliação em Educação. A partir destes dois propósitos iniciais, pretendia-se perspetivar, tão fundamentadamente quanto possível, o desenvolvimento do ensino e da investigação no domínio da Avaliação em Educação no contexto do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. No caso do Ensino, decidiu-se partir de uma descrição que pudesse retratar tão nitidamente quanto possível as realidades que se vivem no Instituto de Educação. A ideia não foi a de descrever como se ensina ou o que se ensina mas foi antes a de procurar conhecer o lugar da Avaliação em Educação no contexto de todas as ofertas educativas e formativas do Instituto de Educação. Além disso, entendeu-se que o processo de produção deste projeto era um motivo e uma oportunidade para conhecer, tão rigorosamente quanto possível, o lugar da Avaliação em Educação em todos os cursos de pós-graduação em educação, ciências da educação ou educação e formação, de todas as universidades públicas portuguesas. Pensou-se que a descrição e o confronto das duas realidades (local e nacional) poderia constituir um interessante meio através do qual se pudessem produzir algumas reflexões iniciais acerca, se quisermos, da inserção curricular da Avaliação em Educação na formação graduada e pós-graduada no domínio da Educação e da Formação. Nestes termos, a opção foi no sentido de se procurar contribuir para uma reflexão sobre o estado da arte do que as universidades, neste momento, consideram dever ser as ofertas de educação e formação pós-graduadas no domínio do conhecimento da Avaliação em Educação e como, de algum modo, organizam essas mesmas ofertas. Dito de outro modo, pensou-se que seria relevante conhecer e procurar compreender o que se pensa na universidade acerca do que se deve ensinar naquele domínio para melhor enquadrar o que se passa no Instituto de Educação. O tempo não permitiu que se fizesse uma investigação mais exaustiva para que se pudessem esclarecer ambiguidades e se conhecessem razões para opções tomadas que não se compreenderam. Na verdade, só através de visitas in loco e de entrevistas com uma diversidade de intervenientes se poderia eventualmente melhorar o conhecimento que foi possível obter. Em todo o caso, pode afirmar-se com segurança que a descrição que foi possível elaborar é uma tradução bastante aceitável da realidade. No que se refere à Investigação a estratégia seguida foi sensivelmente a mesma do que a que se utilizou para o Ensino. Assim, partiu-se da descrição da situação da investigação em Avaliação em Educação no Instituto de Educação e decidiu-se procurar conhecer a situação da investigação neste domínio ao nível nacional. |4| Neste sentido, optou-se por fazer duas coisas: a) Identificar todos os projetos de investigação financiados entre 2004 e 2012 pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) que, de algum modo, pudessem ser considerados como projetos no âmbito da Avaliação em Educação; e b) Identificar todas as teses de doutoramento defendidas entre 2004 e 2015 em todas as universidades públicas portuguesas com unidades orgânicas no domínio da Educação, Ciências da Educação ou Educação e Formação. Os temas, problemas ou questões das referidas teses deveriam, de algum modo, poder ser enquadráveis no domínio da Avaliação em Educação. Estas tarefas foram realizadas porque se partiu do princípio de que quer uma quer a outra seriam bons indicadores, ainda que não os únicos, acerca da investigação realizada pelas universidades e pelos seus investigadores num dado domínio do conhecimento. Tal como se referiu para o Ensino, também aqui se sentiu que a investigação, que aparentemente é bastante simples, poderia ter ido mais longe. Sobretudo para conseguir obter clarificações e procurar compreender lógicas utilizadas para enquadrar ou catalogar trabalhos de investigação de doutoramento que se realizam nas universidades. Mas fica-se com a convicção, devidamente fundamentada, de que os dados que aqui se partilham retratam bem a realidade no que se refere à investigação produzida em Portugal no domínio da Avaliação em Educação. A partir de cada uma destas ações sentiu-se que se poderia estar em melhores condições para, por um lado, situar o Instituo de Educação no contexto nacional e, por outro lado, produzir reflexões, quiçá recomendações, quanto a desenvolvimentos futuros. Nestas condições, foi decidido organizar este Projeto Científico-Pedagógico em nove partes principais, incluindo esta Introdução. Na segunda parte discutiram-se alguns temas relacionados com a Natureza e os Fundamentos da Avaliação em Educação. Nas terceira e quarta partes caraterizaram-se, respetivamente, as ofertas de Ensino no Domínio da Avaliação no Instituto de Educação (em todos os ciclos) e em Todas as Universidades Públicas (nos 2.o e 3.o ciclos) portuguesas. Na quinta parte produziram-se Reflexões Acerca do Desenvolvimento do Ensino da Avaliação em Educação no Instituto de Educação. Nas sexta e sétima partes caraterizou-se, respetivamente, a Investigação em Avaliação em Educação no Instituto de Educação e nas Universidades Públicas Portuguesas. Na oitava parte elaboraram-se Reflexões Acerca do Desenvolvimento da Investigação em Avaliação em Educação no Instituto de Educação. Finalmente, na nona parte produziram-se algumas Considerações Finais. Apesar deste Projeto Científico-Pedagógico não poder ser considerado um trabalho académico de investigação propriamente dito, houve a preocupação de enquadrar e fundamentar adequadamente o seu conteúdo tendo a noção de que ele está associado aos restantes elementos que foram apresentados de acordo com o solicitado no Edital de abertura do presente concurso.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/27130
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