Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27131
Título: Acerca da qualidade das investigações qualitativas: método, recolha e transformação de dados no âmbito do projeto AVENA
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Métodos de investigação
Metodologia
Investigação qualitativa
Transformação de dados
Análise de dados
Qualidade da investigação
Data: 2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação
Citação: Fernandes, D. (2015). Acerca da qualidade das investigações qualitativas: método, recolha e transformação de dados no âmbito do projeto AVENA. In A. Pereira, A. Vasconcelos, C. Delgado, C. Silva, F. Botelho, J. Pinto, . . . M. Alves (Eds.), Entre a teoria os dados e o conhecimento (III): investigar práticas em contexto (pp. 25-40). Setúbal: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação. ISBN: 978-989-99447-0-1 (e-book)
Resumo: O principal propósito deste texto é o de apresentar e discutir algumas questões metodológicas que foram consideradas críticas para garantir a qualidade de uma investigação que se realizou para estudar práticas de ensino e de avaliação de docentes do ensino superior. Foi uma investigação realizada no âmbito do projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagem em Portugal e no Brasil (AVENA), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e que será genericamente caracterizado mais adiante. Naturalmente que a qualidade de uma investigação de natureza qualitativa está muito associada aos processos de organização e transformação dos dados e, inevitavelmente, à credibilidade e à consistência dos procedimentos utilizados na sua recolha. Não há propriamente uma receita que nos permita, de forma mais ou menos estandardizada, recolher, organizar e transformar os dados obtidos num processo investigativo. Em muito boa medida, há muitas questões de natureza prática que só a experiência nos permite resolver. Tal como um dia nos disse Michael Quinn Patton, a investigação é a arte do possível e, nesse sentido, os investigadores terão que estar sempre preparados para reinventar métodos e procedimentos que se revelem mais adequados em cada circunstância. Por isso, é fundamental compreender-se que a imaginação, a criatividade e o pensamento divergente dos investigadores são caraterísticas indispensáveis para gizar quer o design mais apropriado para uma dada pesquisa, quer todos os procedimentos que é necessário pôr em prática para assegurar o rigor e a credibilidade dos dados, procurando assim garantir a referida qualidade da investigação.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/27131
ISBN: 978-989-99447-0-1
Aparece nas colecções:IE - GIAE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DFernandes_Texto_ESE_Setúbal1.pdf462,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.