Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27134
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage97pt_PT
degois.publication.lastPage135pt_PT
degois.publication.locationLISBOApt_PT
degois.publication.titleAVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL E NO BRASIL: REALIDADES E PERSPETIVASpt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Domingos-
dc.date.accessioned2017-03-07T16:35:46Z-
dc.date.available2017-03-07T16:35:46Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFernandes, D. (2015). Práticas de ensino e de avaliação de docentes de quatro universidades portuguesas. In D. Fernandes, A. Borralho, C. Barreira, A. Monteiro, D. Catani, E. Cunha, & P. Alves (Orgs.), Avaliação, ensino e aprendizagem em Portugal e no Brasil: Realidades e perspetivas, (Vol. 1, pp. 97-135). Lisboa: EDUCApt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8272-21-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/27134-
dc.description.abstractO principal propósito do trabalho que se apresenta neste capítulo era analisar e discutir algumas práticas de ensino e de avaliação das aprendizagens de 35 docentes universitários voluntários que lecionavam unidades curriculares teórico-práticas em cursos de Licenciatura e/ou Mestrado Integrado em quatro domínios do conhecimento (Ciências e Tecnologias, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Artes e Humanidades) nas quatro universidades portuguesas envolvidas no projeto. A descrição e a análise das práticas dos 35 docentes participantes foi baseada em quatro metanarrativas, correspondentes a cada uma das áreas do conhecimento acima referidas, que foram elaboradas a partir de observações de aulas, de entrevistas realizadas a cada um dos docentes e de entrevistas focadas a pequenos grupos de estudantes. Não foram analisadas outras dimensões do projeto, nomeadamente a participação dos estudantes nos seus processos de aprendizagem ou as percepções de estudantes e docentes acerca de uma variedade de dimensões da avaliação, das aprendizagens e do ensino.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEDUCApt_PT
dc.relationProjeto PTDC/CPE-CED/114318/2009) Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAvaliação educacionalpt_PT
dc.subjectPráticas de ensinopt_PT
dc.subjectPráticas de avaliaçãopt_PT
dc.subjectPráticas curricularespt_PT
dc.subjectCurrículo universitáriopt_PT
dc.titlePráticas de ensino e de avaliação de docentes de quatro universidades portuguesaspt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
degois.publication.volumeVOLUME Ipt_PT
Aparece nas colecções:IE - GIAE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fernandes_2015_AVENA_Volume I.pdf1,88 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.