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Título: Acreditação e processo formativo no Centro de Formação CITEFORMA
Autor: Frias, Tânia Isabel Pires, 1987-
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Validação de competências
Acreditação (Ensino)
Aprendizagem organizacional
Relatórios de estágio de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: No âmbito da crescente competitividade entre as organizações é corrente um aumento da procura de formação para os seus funcionários, para que estes acompanhem o progresso e se tornem mais produtivos. Com este aumento de procura da formação aumenta também a competitividade entre as entidades que oferecem formação. Para se destacarem no seio desse mundo competitivo da formação estas entidades de formação primam pela certificação da qualidade dos seus serviços, através da verificação de competências. Um exemplo de certificação opera-se através do Processo de Acreditação. Como se pode verificar este relatório está muito centrado na Acreditação, sendo a sua temática principal. O processo de Acreditação pretende a melhoria e qualidade dos serviços prestados nas entidades de formação e do sistema de formação em geral, mas permite também obter vantagens em vários níveis como fiscais e de financiamento. O processo de Acreditação promove uma aprendizagem organizacional, através do desenvolvimento e reflexão da entidade seguindo as linhas de orientação do ciclo formativo, denominando-se de domínios de intervenção. Estes domínios são sete (7) e incluem todos os passos necessários para se planear, desenvolver, executar, organizar, promover, avaliar acções de formação e outras formas de intervenção sociocultural ou pedagógica. Este relatório foi desenvolvido no âmbito de um centro de formação participada, o Citeforma – Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias, inserido no Departamento de Formação. Foi neste local que consegui aprender e desenvolver uma grande quantidade de competências, tendo tido oportunidade de desempenhar tarefas e actividades que enriqueceram o meu conhecimento ao nível da gestão e desenvolvimento da formação. Neste estágio foi desenvolvido um projecto que visava a Renovação da Acreditação, incluindo as actividades necessárias para se proceder a essa Acreditação, sendo apresentadas ao longo do relatório.
In the context of growing competition between organizations there is a current increase in demand for training for the employees in order to turn them more productive. With this increasing demand for training increases the competition among the entities that offer training. To stand out within this competitive world of vocational training centers excel for certifying the quality of their services by verifying skills. An example of certification operates through the accreditation process. As can be seen this report is very focused on Accreditation, being it’s main theme. The Accreditation process aims to improve quality of services in training organizations and training system in general, but also affords advantages in various levels such as tax and financing. The Accreditation process promotes organizational learning through the development of the entity and reflection following the guidelines of the training cycle, which are called domains. These domains are seven (7) and include all necessary steps to plan, develop, implement, organize, promote and evaluate training and other forms of socio-cultural or educational intervention. This report has been developed under a training center participated, in particular the CITEFORMA - Vocational Training Centre of Office Workers, Trade, Services and Information Technologies, inserted into the Training Department. It was here that I could learn and develop a lot of skills, having had the opportunity to perform tasks and activities that have enriched my knowledge in the management and development training. During the stage it has been developed a project aimed a Renewal of Accreditation, including the activities necessary to carry out this Accreditation, which are presented throughout the report.
Descrição: Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2714
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