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Título: O Centro Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Leiria : um percurso condicionado
Autor: Ramalhal, Júlia Cristina Ricardo Hilário
Orientador: Alves, Natália, 1958-
Palavras-chave: Educação de adultos - Portugal
Validação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: A narrativa autobiográfica profissional, no âmbito da educação de adultos, surge, neste trabalho, como âncora para o desenvolvimento de um estudo de caso que desembarca no Programa Novas Oportunidades. O reconhecimento dos adquiridos experienciais, suportado nas metodologias de história de vida e balanço de competências, toma aqui um lugar de destaque. A abordagem teórica permite a contextualização histórica, ainda que muito sumária, da educação de adultos. Esta passa de um carácter generalista para uma visão mais restrita da realidade portuguesa. O estudo de caso do Centro Novas Oportunidades do Centro de Formação Profissional de Leiria aborda a evolução da respectiva actividade ao longo de seis anos de existência. Este estudo permite-nos identificar os condicionalismos de um sistema que se pretende inovador, mas que se debate com as inúmeras amarras da burocracia, da inércia e da incompetência que perpassam as orientações que norteiam a política de educação de adultos e, mais concreta e recentemente, o Programa Novas Oportunidades.
In the context of adult education, a narrated and professional autobiography serves as an anchor towards the development of a case study that embarks towards the New Opportunities Program. Here, the acknowledgement of acquired experiences, supported by the methodologies of life’s story and by the recognition, validation and expertise certification takes on a distinct and important note. Although very summarized, the initial theory allows a contextual background in adult education. This passes from a generalized character to a more restricted perception of what Portuguese reality is. Leiria’s Vocational Training Center has followed the evolution of the respective activities throughout its six years of existence for the case study for the New Opportunities Center. This study allows us to identify the contingencies of a program that promises to be innovative, but debates with numerous bureaucracies, the lethargy and incompetency that pass over the orientations that regulate the politics of adult education, and more concretely and recently, the New Opportunities Program.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2717
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