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Título: O desenvolvimento de atividades investigativas com recurso à WEB 2.0 promotoras de uma cidadania ativa no âmbito da investigação e inovação responsáveis
Autor: Dias, Carla Manuela de Pacífico Cardoso David, 1972-
Orientador: Reis, Pedro, 1965-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2017
Data de Defesa: 2017
Resumo: Uma educação em ciências que se restrinja à transmissão de conhecimento científico substantivo revela-se insuficiente para a capacitação dos alunos como cidadãos ativos, capazes de planearem e realizarem ações democráticas de resolução de problemas que afetam a sociedade. Para a concretização deste objetivo torna-se necessário envolvê-los em atividades de investigação e ação em contextos sociais reais e relevantes. A metodologia de ensino-aprendizagem Inquiry-Based Science Education pretende envolver os alunos em atividades de natureza investigativa sobre problemas socialmente relevantes de forma a desenvolverem competências de identificação de problemas, de planeamento e realização de investigações, de recolha e análise de dados e de resolução de problemas. Estas competências, associadas ao conhecimento da natureza do empreendimento científico e das suas interações com a tecnologia, a sociedade e o ambiente, revelam-se decisivas à construção de uma literacia científica indispensável ao exercício de uma cidadania crítica no âmbito de controvérsias sociais de base científica e tecnológica. Neste contexto enunciou-se o seguinte problema de estudo: Qual o impacte de atividades IBSE integrando ferramentas da Web 2.0 no desenvolvimento de conhecimentos e competências necessários ao exercício de uma cidadania ativa, fundamentada e crítica no âmbito da investigação e inovação responsáveis em áreas científicas de ponta? Neste estudo opta-se pela metodologia Design-Based Research, por se tratar de uma abordagem: (1) intervencionista; (2) iterativa; (3) inclusiva; (4) orientada para os processos; (5) orientada para a utilidade; (6) orientada para e pela teoria. Para a recolha de dados são desenvolvidos os seguintes instrumentos: mapa de conceitos, questionários de avaliação de conhecimentos, guiões de exploração/ fichas de trabalho, questionário de avaliação dos módulos, registos de campo e entrevistas a alunos e professores. Através deste processo investigativo baseado em desenvolvimento pretende-se obter diferentes tipos de produtos, nomeadamente, estratégias didáticas destinadas à educação em ciências no 3.ºCEB e novo conhecimento relativo à conceção e à realização destas estratégias em contexto educativo.
A science education restricted to the transmission of substantive scientific knowledge, becomes insufficient for the empowerment of students as active citizens capable of planning and undertaking democratic actions such as the resolution of problems affecting society. In order to fulfill this goal it is necessary to involve them in inquiry about real and relevant social contexts. The Inquiry Based Science Education intends to engage students in inquiry activities of socially relevant problems in such a way that it can lead them to the development of problem identification skills, planning and carrying out investigations, gathering and analysis of data and problems solving. These abilities, associated with scientific and meta-scientific knowledge, are decisive to the construction of a scientific literacy, which is indispensable for a critical citizenship regarding socioscientific controversies. In this context the following problem was enunciated: What is the impact of IBSE activities integrating Web 2.0 tools in the development of knowledge and skills which are necessary for an of active, well-founded and critical citizenship in the context of responsible research and innovation in scientific cutting-edge topics? In this study, we choose the Design-Based Research methodology because it is: (1) interventionist, (2) iterative, (3) inclusive, (4) process-orientated, (5) orientated to usefulness, (6) orientated to and towards theory. Several instruments were used to gather data: concept maps, knowledge evaluation questionnaires, modules evaluation questionnaire, field notes and interviews to students and teachers. This research allowed to obtain different kinds of products, namely didactic strategies for science education in secondary school and new knowledge regarding the development of these strategies in educational context.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Didática das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/27179
Designação: Doutoramento em Educação
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