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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2719

Título: Análise das significações de pais de crianças com necessidades educativas e de saúdes especiais : estudos de caso
Autor: Lapa, Ana Cristina da Silva
Orientador: Barros, Maria Luísa, 1957-
Palavras-chave: Significações parentais
Trissomia 21
Necessidades educativas especiais
Teses de mestrado - 2010
Issue Date: 2010
Resumo: O presente trabalho pretende realizar categorizar e realizar a análise de significações dos pais de crianças com necessidades educativas e de saúde especiais, tendo como base modelo de crenças parentais de orientação construtivista e desenvolvimentista. Recorreu-se a análise de entrevistas de 10 casos, pais de crianças com necessidades educativas e de saúde especiais (Trissomia 21 e Miopatia Nemalitica). O estudo centra-se sobretudo na análise das crenças dos pais sobre o desenvolvimento dos seus filhos e o seu próprio desenvolvimento e os processos pelas quais procuram e ensaiam soluções adequadas, quer às suas necessidades, quer às do seu filho. Tem como base duas asserções: 1) os pais são constructores activos de significações; 2) os pais são potencialmente resolvedores de problemas. A opção da metodologia deste estudo pela entrevista clínica, respeitou objectivos metodológicos de uma maior flexibilidade, seguindo contudo a estruturação de um guião. Seleccionaram-se dois grandes temas que integram as grandes questões ou problemas destes pais. A primeira refere-se às significações sobre a patologia e as suas consequências em termos de desenvolvimento. A segunda refere-se a às estratégias de resolução de problemas, relacionadas com o modo como os pais se confrontam e resolvem os problemas mais instrumentais e/ou práticos, de desenvolvimento, saúde e educação. Utilizou-se ainda instrumentos de medida a escala de perturbação, a Escala de Irritabilidade Depressão e Ansiedade – IDA e o Questionário de Conceitos de Desenvolvimento. Elaborou-se uma checklist de preocupações e/ou problemas. Os resultados mostram que em termos de classificação desenvolvimentista os casos apresentam níveis idênticos de significação nas duas temáticas. O trabalho demonstra interesse em termos de intervenção psicológica com pais de crianças com necessidades educativas e de saúde especiais, para uma melhor compreensão das crenças parentais, visando a facilitação do processo de adaptação e o desenvolvimento de atitudes educativas, quer de estimulação quer de resolução de problemas.
This work aims at cathegorising and analysing significations of the parents of children with special educational and health needs, based on the model of parental beliefs of constructiveness and developmentalist guidelines. 10 interviews were analysed from 10 cases of parents of children with special educational and health needs (Trissomy 21 and Myopathhy nemalitica). The study focus mailnly on parents beliefs analysis on the development of their children and their own development, and on the processes they seek and experiment, to find adequate solutions to their needs and their children's. There are based on two main assertions: 1) parents are active signification builders, 2) parents are potential problem solvers. The option made be this study on clinical interviews, follows methodologies of larger flexibility, although it following a script like structure. Two main themes were selected that integrate the main questions or problems of these parents. The first approaches significations on the pathology and their consequences in terms of development. The second approaches strategies of problem solving, related to the way parents confront instrumental and/or pratical problems, such as development, health and education. Scale instruments were used to measure the disturbance. Irritability, depression and ansiety scale - IDA and the Development concepts Query. A concerns and problems checklist was created. Results show that in what concerns developmentalist classification the cases present levels of signification in both themes. This work shows some interest in terms of psicological intervention with the parents of children with special educational and health needs, force a better understanding of parental beliefs, aiming at facilitating the adjustment process and the development of educational attitudes, whether stimulation or problem solving.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicologia da Saúde e da Doença), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2010
URI: http://hdl.handle.net/10451/2719
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