Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27279
Título: O papel dos jogos na aprendizagem: uma sondagem no ensino de economia no ensino secundário
Autor: Mucharreira, Pedro Ribeiro
Cerdeira, Luísa
Cabrito, Belmiro
Palavras-chave: Formação docente
Didática da Economia
Jogos didáticos e de simulação
Aprendizagem
Motivação
Data: 2016
Citação: Mucharreira, P. R., Cerdeira, L., & Cabrito, B. G. (2016). O papel dos jogos na aprendizagem: uma sondagem no ensino da economia no ensino secundário. In C. A. Gomes, M. Figueiredo, H. Ramalho, & J. Rocha (Coords.), Livro de Atas do XIII Congresso SPCE - Fronteiras, diálogos e transições na educação (pp. 859-868). Viseu: Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação.
Resumo: A investigação proposta, que se encontra ainda em desenvolvimento, situa-se num paradigma de aprendizagem construtivista, onde se perspetiva que as aprendizagens possam ser construídas pelas vivências (Piaget & Inhelder, 1995; Kolb & Kolb, 2008). Neste enquadramento, será realizada a revisão da literatura respeitante ao papel que a formação docente, no âmbito do ensino das ciências económicas e sociais ao nível do ensino secundário, poderá ter na possível valoração e recurso a determinados jogos didáticos e de simulação no seu reportório de práticas. Complementarmente, procurar-se-á compreender se o recurso a estas metodologias ativas poderão contribuir para um incremento da motivação e aprendizagens dos alunos. Quanto à metodologia, a investigação é de natureza qualitativa, na linha de um paradigma interpretativo, embora recorrendo a técnicas quantitativas de recolha e análise dos dados. Pretende-se apresentar resultados preliminares resultantes da aplicação de um questionário desenvolvido pelos autores, utilizando-se uma amostra por conveniência constituída por 400 docentes do grupo de recrutamento “430 – Economia e Contabilidade” com qualificação profissional, do território nacional. A amostra resulta do acesso a uma base de dados de emails cedida por uma organização educativa sem fins lucrativos. O recurso à aplicação dos questionários teve em vista avaliar as diferentes dimensões de um esquema relacional proposto para a investigação através do desenvolvimento de equações estruturais, recorrendo-se, para este efeito, ao programa SPSS para tratamento dos dados. Esta investigação visa contribuir para uma maior reflexão e estudo destas temáticas, perspetivadas segundo as especificidades da didática da Economia no ensino secundário em Portugal.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/27279
ISBN: 978-989-96261-6-4
Versão do Editor: http://www.esev.ipv.pt/spce16/atas/XIII_SPCE_2016_atas.pdf
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