Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2728
Título: Quadros que compõe a criatividade: uma análise do Teste de Torrance
Autor: Bahia, Sara
Palavras-chave: Avaliação da criatividade
Critérios de cotação
TTCT
Data: 2007
Editora: Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação
Citação: Sobredotação, 8, 91-120
Resumo: Indefinível e inacessível para os mais cépticos, a criatividade tem inegavelmente uma certa dose de imprevisibilidade. Como aprofundar o conhecimento desse vasto mundo a partir de um instrumento de avaliação que, por definição, terá de ser necessariamente previsível? Como compor um quadro mais completo da criatividade a partir do teste com mais estudos de validação em todo o mundo? Para além dos critérios “clássicos”, os critérios “qualitativos” posteriormente sugeridos por Torrance e outros aspectos associados a uma perspectiva holística podem proporcionar um panorama mais abrangente da criatividade patente nas respostas aos Testes Figurativos 2 e 3, bem como aos outros testes do TTCT. O “potencial” destes critérios é ilustrado na análise de protocolos de diferentes populações estudadas: crianças e jovens com características excepcionais (de “sobre” e “sub” dotação), alunos do 2º e 3º ciclos portugueses e africanos, do ensino secundário e universitário, professores e, ainda, criativos que se destacaram nos domínios das ciências e das artes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/2728
ISSN: 0875-0106
Aparece nas colecções:FPCE - UOP - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
sb-quadros-torrance.pdf3,67 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.