Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2728
Title: Quadros que compõe a criatividade: uma análise do Teste de Torrance
Authors: Bahia, Sara
Keywords: Avaliação da criatividade
Critérios de cotação
TTCT
Issue Date: 2007
Publisher: Associação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação
Citation: Sobredotação, 8, 91-120
Abstract: Indefinível e inacessível para os mais cépticos, a criatividade tem inegavelmente uma certa dose de imprevisibilidade. Como aprofundar o conhecimento desse vasto mundo a partir de um instrumento de avaliação que, por definição, terá de ser necessariamente previsível? Como compor um quadro mais completo da criatividade a partir do teste com mais estudos de validação em todo o mundo? Para além dos critérios “clássicos”, os critérios “qualitativos” posteriormente sugeridos por Torrance e outros aspectos associados a uma perspectiva holística podem proporcionar um panorama mais abrangente da criatividade patente nas respostas aos Testes Figurativos 2 e 3, bem como aos outros testes do TTCT. O “potencial” destes critérios é ilustrado na análise de protocolos de diferentes populações estudadas: crianças e jovens com características excepcionais (de “sobre” e “sub” dotação), alunos do 2º e 3º ciclos portugueses e africanos, do ensino secundário e universitário, professores e, ainda, criativos que se destacaram nos domínios das ciências e das artes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/2728
ISSN: 0875-0106
Appears in Collections:FPCE - UOP - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
sb-quadros-torrance.pdf3,67 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.