Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Medicina (FM) >
FM - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2747

Título: Parentalidade em famílias multiproblemáticas : como os técnicos a avaliam
Autor: Valente, Rute Isabel Ribeiro de Oliveira Piedade, 1981-
Orientador: Ribeiro, Maria Teresa, 1962-
Vicente, Luísa Branco, 1948-
Palavras-chave: Família
Problemas sociais
Pais
Serviço social
Avaliação
Bem-estar da criança
Defesa da criança e do adolescente
Relações pais-filhos
Maus tratos infantis
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2009
Resumo: No contexto de protecção da criança, as Famílias “Multiproblemáticas” são uma das principais realidades com que os técnicos se deparam. Dada a importância da relaçãoque se estabelece entre profissionais e estas famílias, e enquadrados no modelo Ecossistémico, conceptualizámos o desenvolvimento dos guiões de avaliação do profissional implicando a interrelação recursiva dos contextos dos quais faz parte. Quisemos, então, compreender as implicações de variáveis pessoais (experiência parental, bem-estar psicológico, satisfação com a vida profissional e familiar, facilitação trabalho-família), profissionais (local de trabalho e experiência nesse local, experiência no trabalho com famílias multiproblemáticas, formação académica) e culturais (valores e crenças acerca da parentalidade) dos técnicos que trabalham com esta população na cidade de Lisboa, nos seus guiões de avaliação sobre a parentalidade. A amostra é constituída por 115 técnicos que desenvolvem o seu trabalho com famílias multiproblemáticas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Os instrumentos utilizados são: Escala de Bem-estar, Questionário de Avaliação da Satisfação com a Vida Profissional e Vida Familiar, Questionário de Avaliação de Facilitação Trabalho-Família, Questionário de Avaliação de Crenças Maternas, Etapas de Desenvolvimento e Valores Desejados para os Filhos, e Questionário de Avaliação Técnica da Parentalidade construído para o estudo (incluindo dados sócio-demográficos e avaliação de aspectos da parentalidade). Os resultados indicam que todas as variáveis estudadas, destacando-se os valores desejados para os filhos – independência/auto-regulação, têm influência significativa nos guiões de avaliação técnica da parentalidade em famílias multiproblemáticas, especialmente no que se refere às funções parentais e aos determinantes dos comportamentos educativos/disciplinares parentais. In the context of child protection, “multiproblematic” families are one of the main realities that professionals face. Given the importance of the relationship established between professionals and this type of families, and consistent with the ecosystem approach, we conceptualize the development of professional evaluation scripts involving the recursive interplay of the several contexts in which these professionals are included. We wanted to understand the implications of personal (parental experience, psychological well-being, satisfaction with work and family life, work-family facilitation), professional (work place and experience in the work place, experience working with multiproblem families, academic) and cultural variables (values and beliefs about parenting) in the professional’s parenting evaluation scripts, working with this population in the city of Lisbon.The sample consists of 115 professionals who work with multiproblem families at Santa Casa da Misericordia de Lisboa. The instruments used were: Scale of Psychological Well-being, Questionnaire for Assessment of Satisfaction with Working Life and Family Life, Questionnaire for Assessment of the Work-Family Facilitation, Questionnaire for Assessment of Maternal Beliefs, Children’s Stages of Development and Desired Values for Children, and Questionnaire for Technical Assessment of Parenting developed for this study (including socio-demographic data and evaluation of parenting aspects). The results indicate that all variables studied, highlighting the desired values for children – independence/self-regulation, have significant influence on the scripts for technical assessment of parenting in multiproblem families, especially regarding the parental role and the determinants of educational/disciplinary conduct of parents.
Descrição: Tese de mestrado, Vitimização da Criança e do Adolescente, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/2747
Appears in Collections:FM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
605735_Tese.pdfDissertação4,82 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE