Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27504
Título: Os intelectuais e a educação - abordagem histórica e biográfica
Autor: Magalhães, Justino
Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
Palavras-chave: Método
História da educação
Intelectual
Data: 2016
Citação: Magalhães, J., & BARRETO, R. A. D. N. (2016). Os intelectuais e a educação – abordagem histórica e biográfica. Revista Educação em Questão, 54(41), 61-85.
Resumo: O artigo tem o objetivo de contribuir para a história do intelectual, em especial, do intelectual da educação, na medida em que considera aspectos que devem ser analisados quando de uma abordagem analítica. Para tanto, foram ponderados procedimentos teóricos e metodológicos que congregam elementos dos estudos biográficos e da história da educação. A partir do conceito de intelectual, é possível caracterizar e explicar a ação pedagógica. É possível também conhecer o argumento, a aplicabilidade e a legitimidade educativa, aspectos cuja construção histórica requer a criação e aplicação de categorias operacionais. Por fim, neste texto, foi considerado que a abordagem histórica dedicada, especificamente, à história de um intelectual corresponde a um campo epistémico que se constitui a partir de um approach especial que busca valorizar as dimensões biológicas, sociais e culturais, com a intenção de construir conhecimento a partir da ótica e das condições materiais de quem pensou, nesse caso, a educação. The article aims to contribute to the intellectual history, especially of the intellectual of education, as it considers aspects that should be analyzed in an analytic approach. Therefore, was taken into consideration theoretical and methodological approaches that bring together elements of biographical studies and the history of education. From the intellectual concept, it is possible to characterize and explain the pedagogical action. It is also possible know the argument, the applicability and educational legitimacy, aspects whose historical construction requires the creation and implementation of operational categories. Finally, in this text, it was considered that the historical approach, dedicated specifically to the history of an intellectual, corresponds to an epistemic field established under a special approach that seeks to enhance the biological, social and cultural dimensions, with the intention of building knowledge from material conditions and perspectives of those who thought, in this case, the education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/27504
DOI: DOI 10.21680/1981-1802.2016v54n41ID10158
ISSN: 0102-7735
Versão do Editor: http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br
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