Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27506
Título: Instituição Educativa e Perfis Escolares (Séc. XVIII-XX)
Autor: Magalhães, Justino
Palavras-chave: Ciclos histórico-pedagógicos
Instituições educativas
Educacional escolar
Perfis escolares
Data: 2016
Editora: Paco Editorial
Citação: Magalhães, J. (2016). Instituição educativa e perfis escolares: Séc. XVIII-XX. In A. C. C. Reis, M. A. B. Ferro, & R. P. Sousa (Orgs.), A Educação no tear da história: Memória, formação e práticas educativas (pp. 15-24). Jundiaí: Paco Editorial.
Resumo: A escolarização integrou uma sequência de ciclos histórico-pedagógicos: estatalização, nacionalização, governamentação, regimentação, universalização escolar, diversificação. O Estado Absoluto estruturou as bases de um proto-sistema escolar; o Liberalismo instituiu, nacionalizou e oficializou uma cultura escolar; a governamentação abriu caminho a uma hierarquia orgânica e burocrática, que prosseguiu pela regimentação. A simbiose entre pragmática escolar e sociedade foi intensificada, admitindo-se que, nas décadas de 20 e de 30 do século XX, se observa uma idiossincrasia entre ideologia de regime e ofício escolar. Associada à universalização, em curso no terceiro quartel de Novecentos, surgiu a primeira grande crise do modelo escolar, forçando a políticas e pedagogias de diversificação. Na longa duração, o educacional escolar foi configurado numa hierarquia de perfis letrados: elementares, complementares, elaborados/ especializados, superiores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/27506
ISBN: 978-85-8148-818-9
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
InstituiçãoEdPerfBrasilPDF.pdf280,1 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.