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dc.contributor.advisorBarão, Maria Isabel Calisto Frade, 1957--
dc.contributor.advisorFerreira, Luís Manuel Maranhão-
dc.contributor.authorGinja, Andreia Alexandra Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-04-21T10:43:19Z-
dc.date.available2017-04-21T10:43:19Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/27508-
dc.descriptionTrabalho de projeto de mestrado, Matemática Aplicada à Economia e Gestão, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2017pt_PT
dc.description.abstractO presente projeto tem como objetivo criar e modelar as zonas tarifárias de Portugal Continental, no seguro automóvel, usando o modelo linear generalizado (GLM) e encontrar um cliente-alvo para focus do negócio. Como primeiro passo foi definido que apenas iria ser utilizado como base de estudo Portugal Continental devido à falta de informação das apólices cujos clientes são residentes nas ilhas da Madeira e Açores. Foi utilizada como estatística principal do projeto uma medida muito importante de uma carteira de Seguros, a frequência de sinistralidade, proporção de sinistros por exposição ao risco. Foram analisados dados referentes aos últimos três anos completos (2013, 2014 e 2015) para ter uma visão mais atualizada e vasta da frequência dos sinistros automóveis para se poderem tirar conclusões mais assertivas. Contudo alguns dos valores foram corrigidos manualmente porque a base usada tinha alguns erros de classificação. Foi construído um simulador para uma melhor perceção de como a frequência real de sinistralidade se comporta, em diferentes segmentos, de alguns fatores de risco. Após a modelação das zonas tarifárias foi criado um cliente-alvo, ou seja, através do novo modelo procurou-se descobrir quais seriam os segmentos referentes às caraterísticas do cliente com menor frequência de sinistralidade.pt_PT
dc.description.abstractThe objective of this project is to model the tariff zones of Portugal, in the motor insurance, using generalized linear model (GLM). As a first step it was decided that only Portugal Continental would be studied due to lack of information about clients residing on the islands of Madeira and Azores. A very important measure in insurance- the frequency, proportion of the number of claims per the exposure to risk- was use as the main statistic of the project. Data was analyzed for the last three full years (2013, 2014 and 2015) to have a wider vision of the frequency of claims and to take more assertive conclusions. However some of the values were corrected manually because the database used had some misclassification. A simulator was built for a better perception of how the real claims’ frequency behaves in different segments of some risk factors. After modeling the tariff zones, target-customer was created, that is, through the new model, we tried to find out which segments of the customer’s characteristics were referring with less frequency.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSeguro automóvelpt_PT
dc.subjectZonas tarifáriaspt_PT
dc.subjectModelo linear generalizadopt_PT
dc.subjectFrquênciapt_PT
dc.subjectSinistralidadept_PT
dc.subjectTrabalhos de projeto de mestrado - 2017pt_PT
dc.titleModelação de zonas tarifárias no seguro automóvelpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Matemática Aplicada à Economia e Gestãopt_PT
dc.subject.fosDepartamento de Estatística e Investigação Operacionalpt_PT
Aparece nas colecções:FC - Dissertações de Mestrado

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