Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27520
Título: Abordagem do padrão de normalidade da pupila
Autor: Oliveira, João Marques Fernandes de
Orientador: Neves, Carlos Marques
Sousa, Filipa Caiado de
Palavras-chave: Pupila
Pupilometria
Olho
Oftalmologia
Data de Defesa: 2016
Resumo: INTRODUÇÃO: A pupilometria surge como resposta à dificuldade humana de efetuar uma avaliação objetiva da pupila, aspeto fundamental na semiologia neuroftalmológica. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo a abordagem do padrão de normalidade da pupila na faixa etária dos 20 aos 30 anos, tendo sido avaliados o diâmetro da pupila e a sua refração. MATERIAL E MÉTODOS: Foram avaliadas 46 pupilas de 23 pessoas saudáveis, com idade compreendida entre os 20 e os 30 anos de idade, com o uso do pupilómetro Plusoptix S04®. RESULTADOS: Em condições mesópicas, para este grupo, a pupila tem em média 6,3 ± 0,79 mm. CONCLUSÃO: Através do modelo de distribuição normal verificou-se que 99,73% da população deverá ter uma pupila cujo tamanho estará compreendido entre os 3,92 e os 8,68 mm.
INTRODUÇÃO: A pupilometria surge como resposta à dificuldade humana de efetuar uma avaliação objetiva da pupila, aspeto fundamental na semiologia neuroftalmológica. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo a abordagem do padrão de normalidade da pupila na faixa etária dos 20 aos 30 anos, tendo sido avaliados o diâmetro da pupila e a sua refração. MATERIAL E MÉTODOS: Foram avaliadas 46 pupilas de 23 pessoas saudáveis, com idade compreendida entre os 20 e os 30 anos de idade, com o uso do pupilómetro Plusoptix S04®. RESULTADOS: Em condições mesópicas, para este grupo, a pupila tem em média 6,3 ± 0,79 mm. CONCLUSÃO: Através do modelo de distribuição normal verificou-se que 99,73% da população deverá ter uma pupila cujo tamanho estará compreendido entre os 3,92 e os 8,68 mm.
Descrição: Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/27520
Designação: Mestrado Integrado em Medicina
Aparece nas colecções:FM – Trabalhos Finais de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JoaoMFOliveira.pdf537,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.