Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27572
Título: Currículo em contextos informais : contributos para a (re)conceptualização do conceito de currículo a partir de aprendizagens online
Autor: Viana, Joana Andreia Domingues, 1983-
Orientador: Peralta, Maria Helena, 1947-
Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2017
Data de Defesa: 2017
Resumo: A tese que se apresenta teve como propósito estudar o currículo que permite enquadrar as aprendizagens realizadas por sujeitos adultos em contextos informais, nomeadamente quando usam tecnologias digitais e acedem à Internet para aprender. Trata-se de problematizar o currículo, através da análise das aprendizagens que são conduzidas pelo próprio sujeito, assente na convicção de que conhecer as características dos contextos de aprendizagem não formais e estudar o modo como cada um organiza e estrutura, em termos curriculares, as aprendizagens que realiza nesses contextos poderá ser essencial e um precioso contributo para a análise crítica, do ponto de vista teórico e empírico, sobre o conceito de currículo e a sua reconceptualização no contexto atual. Visando a compreensão da especificidade do objeto em estudo — currículo que enquadra as aprendizagens realizadas por cada sujeito adulto em contextos não formais online — e a sua contextualização e fundamentação teórico-metodológica, realizou-se uma análise global articulada das linhas que cruzam as várias teorias e modelos curriculares, nomeadamente as que contribuem para a construção de um referencial de estudo do currículo e dos seus elementos constituintes no contexto e circunstâncias em estudo. A investigação desenvolvida, com uma abordagem de vertente qualitativa, situa-se no paradigma interpretativo, complementada e fundamentada por dados quantitativos (design parcialmente misto). Para o seu desenvolvimento operacional foi estruturada em dois estudos, sobre: i) as representações acerca da natureza do currículo, dos seus elementos constituintes e da sua prática, captadas através de questionário (com 833 respondentes); e ii) a prática do currículo, observada a partir da documentação de episódios de aprendizagem online, sob a forma de vídeo, de relato e de reflexão crítica realizados pelos próprios aprendentes (7 participantes, que também foram entrevistados). Foi, ainda, possível contar com a colaboração de seis informantes-chave, especialistas nas áreas de currículo, tecnologias educativas e psicologia da aprendizagem que contribuíram para a discussão e a interpretação dos resultados. A opção para analisar e tratar os dados recaiu no uso combinado de diferentes técnicas, destacando-se o recurso à análise de conteúdo em articulação com o tratamento estatístico dos dados. A concretização do trabalho permitiu sustentar, teórica e empiricamente, a ideia de que é possível e viável usar o conceito de currículo para enquadrar as aprendizagens realizadas por sujeitos adultos em contextos não formais online, entendido como currículo pessoal de aprendizagem — o aprendente é o (principal) decisor sobre as suas aprendizagens e as circunstâncias nas quais aprende, de acordo com os objetivos que norteiam o seu percurso pessoal de aprendizagem.
The purpose of this thesis is to study the curriculum that frames learning by adults in informal contexts, particularly when using digital technologies and internet access for learning. The main issue is to problematize the concept of curriculum through the analysis of learning conducted by the subject himself. This is based on the convictions that acknowledging the characteristics of non-formal learning contexts and studying how each learner organizes and structures the ways of learning carried out in those contexts, may be an essential and valuable contribution to the critical analysis of the concept of curriculum and of its reconceptualization in the current context, from both a theoretical and an empirical point of view. In view of the understanding of the specific features of the object of study – curriculum that frames the learning achieved by each adult individual in a non-formal online setting – of its contextualization and of its theoretical and methodological grounding, there was an articulated comprehensive analysis of the crossing lines between various curriculum theories and models, in particular the ones that contribute to the construction of a framework for the study of curriculum and its components in the context and circumstances under study. The research carried out follows a qualitative approach and is based on the interpretive paradigm, complemented and supported by quantitative data (partially mixed design). Its operational development was focused on two studies: i) representations on the curriculum nature, curriculum elements and curriculum practices, collected through a questionnaire (with 833 respondents); and ii) the practice of the curriculum, observed by documented episodes of online learning, in video format, reports and critical reflections made by the learners themselves (7 participants, who were also interviewed). It was also possible to count with the support of six key informants, experts on curriculum, educational technology and psychology of learning who contributed to the discussion and interpretation of the results. The option chosen to analyze and process the data fell in the combined use of different techniques, especially content analysis and statistical treatment of the data. The completion of this study provided support, both theoretically and empirically, to the idea that it is possible and feasible to use the concept of curriculum to fit the learning undertaken by adult individuals in online non-formal environments, understood as personal learning curriculum. The overall outcome reveals that the learner is the main decision maker in relation to learning and to the circumstances in which he learns, according to the purposes that guide his personal learning path.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Teoria e Desenvolvimento Curricular), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
URI: http://hdl.handle.net/10451/27572
Designação: Doutoramento em Educação
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