Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27638
Título: Crenças e teorias implícitas de professores sobre as questões éticas no ensino das ciências da vida no ensino secundário - estudo exploratório
Autor: Baptista, Maria Madalena Sousa Antunes Baeta Magalhães, 1944-
Orientador: Estrela, Maria Teresa, 1936-
Palavras-chave: Processos e estruturas educativas
Professores - Formação
Crenças dos professores
Ética profissional
Ensino secundário
Teses de mestrado - 1999
Data de Defesa: 1999
Resumo: Este trabalho, acerca da dimensão ética no ensino das Ciências da Vida, é um estudo exploratório que tem por objectivo identificar e caracterizar crenças e teorias implícitas dos professores sobre a sua prática pedagógica no domínio da bioética. A problemática desenvolve-se em tomo das representações dos professores, apoiando- -se teoricamente no "paradigma" do pensamento do professor e é contextualizada através da abordagem dos binómios Bioética / Sociedade e Bioética / Educação. A metodologia inscreve-se no modelo qualitativo, com uma abordagem interpretativa, confrontada com um quadro teórico que permite levantar algumas perspectivas explicativas. A investigação envolve entrevistas semi-directivas a treze professores, um por cada escola pública do Ensino Secundário de um Centro de Área Educativa (CAE) no Centro do País, e que leccionaram Ciências (da Terra e) da Vida no 11º ano, no ano lectivo de 1996/1997. As abordagem Bioética / Sociedade e Bioética / Educação são estruturadas num corpo teórico, complementado com entrevistas a cinco especialistas e por uma análise dos registos que comportam uma dimensão ética nos textos legislativos, a partir dos quais se construiu o quadro de referência institucional. A análise do corpus, apoiada nos princípios da análise de conteúdo, engloba três grandes áreas: a relevância, a repercussão e a avaliação relativas à prática docente no âmbito da abordagem bioética. Convergem desta análise indicadores de esquemas de funcionamento, de bloqueios e de perspectivas de mudança. O trabalho conclui evidenciando os obstáculos e as necessidades de formação na abordagem bioética, assinala um conjunto de deveres através dos quais os professores regem a sua conduta, aponta para um modelo de formação contínua no campo da bioética e apresenta pistas para o prosseguimento do estudo.
Ce travail, sur la dimension éthique dans l'enseignement des Sciences de la Vie, est une recherche qui a I'objectif d'identifier et caractériser les croyances et les théories implicites des enseignants sur leur pratique pédagogique dans le domaine de la bioéthique. La problématique se développe autour des représentations des enseignants, s'appuyant théoriquement sur le "paradigme" de la pensée de l'énseignement et elle est contextualisée à travers l'analyse des binômes Bioéthique / Société et Bioéthique / Education. La méthodologie s'inscrit dans le modèle qualitatif, selon un approche interprétatif, en confrontation avec un cadre théorique, ce qui permet d'en extraire quelques perspectives explicatives. Le recherche concerne les entretiens semi-directives à treize enseignants, I'un par chaque école publique de l'Enseignement Sécondaire, d'un Centre Régional d'Éducation (C.A.E.), situé au Centre du Portugal, et qui ont enseigné Sciences (de la Terre) et de la Vie aux classes de 11ème pendant l'Année Scolaire 1996/97. Les abordages Bioéthique / Société et Bioéthique / Éducation sont structurés en un corps théorique, complété par les entretiens à cinq spécialiste et par l'analyse des enregistrements qui ont une dimension éthique dans les textes législatifs, à partir desquels on a élaboré le cadre de référence institutionnelle. L'analyse du corpus, appuyée sur les príncipes de I'analyse du contenu, concerne trois grands domaines: l'importance, la repercussion et l'évaluation par rapport à la pratique éducative dans le contexte de l'abordage bioéthique. De cette analyse convergent des indicateurs de schémas de foncionnement, de blocages et de perspectives de changement. Le travail termine montrant les obstacles et les nécessites de formation pour l'abordage bioéthique, il signale un ensemble de devoirs à travers lesquels les enseignants déterminent leur comportement, il indique un modèle de formation continuée dans le cadre de la Bioéthique, il présente des suggestions pour la poursuite de cette étude.
Descrição: Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 1999
URI: http://hdl.handle.net/10451/27638
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

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