Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia (FP) >
FP - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2765

Title: Dinâmica da Resolução Criativa de Problemas: Uma Forma de Sensibilizar Professores de Artes para a Utilização das TIC
Authors: Bahia, Sara
Trindade, José Pedro
Keywords: Criatividade
Comunicação visual
Edição de vídeo
Formação de professores
Edição de fotografia
Issue Date: 2010
Publisher: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citation: Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação (901-906). Lisboa: IE.
Abstract: Muitos professores de artes visuais não tiveram ao longo do seu percurso académico e profissional oportunidade de desenvolver competências no domínio das tecnologias de informação e da comunicação. No entanto, os seus alunos pertencem a uma geração que domina as tecnologias (e.g. Tapscott, 2008) e que as assume como veículo preferencial de expressão, produção e comunicação do conhecimento (Castells, 2007). De forma a diminuir o desfasamento entre a utilização das TIC por parte dos professores do grupo disciplinar das artes visuais e os seus alunos dos 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário de uma escola de ensino cooperativo sita numa zona rural, os coordenadores do grupo disciplinar solicitaram a três formadores uma oficina de formação de oito horas com o objectivo de sensibilizar os membros do grupo para a necessidade da utilização das TIC. Optou-se por utilizar o modelo de Resolução Criativa de Problemas para os 18 professores do grupo de artes experimentarem várias aplicações informáticas conjugadas na transmissão de um conhecimento. Os resultados apontam para a eficácia da utilização desta metodologia na sensibilização e motivação dos professores de artes para o aprofundamento do conhecimento neste domínio
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/2765
ISBN: 978-989-96999-1-5
Appears in Collections:FP - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
TicEduca348.pdf62.79 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE