Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2765
Título: Dinâmica da Resolução Criativa de Problemas: Uma Forma de Sensibilizar Professores de Artes para a Utilização das TIC
Autor: Bahia, Sara
Trindade, José Pedro
Palavras-chave: Criatividade
Comunicação visual
Edição de vídeo
Formação de professores
Edição de fotografia
Data: 2010
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Citação: Actas do I Encontro Internacional TIC e Educação (901-906). Lisboa: IE.
Resumo: Muitos professores de artes visuais não tiveram ao longo do seu percurso académico e profissional oportunidade de desenvolver competências no domínio das tecnologias de informação e da comunicação. No entanto, os seus alunos pertencem a uma geração que domina as tecnologias (e.g. Tapscott, 2008) e que as assume como veículo preferencial de expressão, produção e comunicação do conhecimento (Castells, 2007). De forma a diminuir o desfasamento entre a utilização das TIC por parte dos professores do grupo disciplinar das artes visuais e os seus alunos dos 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário de uma escola de ensino cooperativo sita numa zona rural, os coordenadores do grupo disciplinar solicitaram a três formadores uma oficina de formação de oito horas com o objectivo de sensibilizar os membros do grupo para a necessidade da utilização das TIC. Optou-se por utilizar o modelo de Resolução Criativa de Problemas para os 18 professores do grupo de artes experimentarem várias aplicações informáticas conjugadas na transmissão de um conhecimento. Os resultados apontam para a eficácia da utilização desta metodologia na sensibilização e motivação dos professores de artes para o aprofundamento do conhecimento neste domínio
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/2765
ISBN: 978-989-96999-1-5
Aparece nas colecções:FP - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TicEduca348.pdf62,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.