Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/2772
Título: A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática
Autor: Ribeiro, Maria José Bahia
Ponte, João Pedro da, 1953-
Palavras-chave: Novas tecnologias
Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Cabri-Geomètre
Calculadora gráfica
Data: 2000
Editora: Associação de Professores de Matemática
Citação: Ribeiro, M. J. B., & Ponte, J. P. (2000). A formação em novas tecnologias e as concepções e práticas dos professores de Matemática. Quadrante, 9(2), 3-26.
Resumo: Este trabalho estuda a influência da formação de professores de Matemática em novas tecnologias nas suas concepções e práticas profissionais. A metodologia é de estudo de casos, sendo as participantes duas professoras de Matemática do ensino secundário que frequentaram formação no uso de calculadoras gráficas e duas professoras que fizeram um curso de Cabri-Géomètre. As professoras apreciaram o estilo de formação, baseada em tarefas práticas. A análise dos seus percursos profissionais mostra que a formação teve efeitos mais visível nas práticas no caso das calculadoras, uma tecnologia que teve maior viabilidade de utilização imediata na prática pedagógica. Sugere, além disso, que o efeito da formação nas concepções e práticas dos professores poderá ser mais forte se incluir uma dimensão de experimentação e reflexão sobre a prática e se não ignorar os aspectos organizacionais que envolvem o seu uso nas escolas.
This paper studies the influence that teacher education in new information and communication technologies may have in teachers’ professional conceptions and practices. It uses a case study methodology. The participants are two secondary school mathematics teachers that attended a course in the use of graphics calculators and two teachers that attended a course in Cabri-Géomètre. The teachers enjoyed the style of the course, based in practical work. The analysis of their professional stories shows that the course on graphics calculators had a more visible impact in practice, a technology that is easer to use in professional practice. It also suggests that the effect of this kind of courses in teachers’ conceptions and practices may be stronger if it includes a dimension of experimentation and reflection about practice and if does not ignore the organization aspects involved by their use in schools.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/2772
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
00-Ribeiro-Ponte (Quadrante).pdf72,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.