Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/27724
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro, 1958--
dc.contributor.advisorAmaral, Isabel-
dc.contributor.authorBrotas, Isabel Gomes Mota e Costa, 1971--
dc.date.accessioned2017-05-19T16:01:26Z-
dc.date.available2017-05-19T16:01:26Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/27724-
dc.descriptionTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Avaliação em Educação), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007pt_PT
dc.description.abstractO presente estudo teve como propósito investigar as concepções e práticas avaliativas de professores e restantes técnicos ligados ao ensino de surdocegos, propondo uma reflexão sobre os fenómenos que envolvem a avaliação destes alunos. A avaliação nas suas múltiplas e complexas dimensões possui, nestes alunos uma especificidade que acentua a complexidade inerente ao acto de avaliar. Foi desenvolvido com o objectivo de poder contribuir para a renovação dessas práticas, reflectindo sobre as decisões que lhe assistem para fundamentar e melhorar as suas práticas. O trabalho de terreno realizou-se num colégio de ensino especial e seguiu uma abordagem qualitativa de pesquisa, que contou com a participação directa de nove participantes. A articulação entre a prática avaliativa e as concepções dos participantes foi analisada a partir de entrevistas individuais semi-estruturadas, da análise de vídeos sobre as práticas de sala de aula e da análise de diversos documentos. Assim sendo, a pesquisa privilegiou os espaços da prática pedagógica como fonte directa de colecta de dados. A análise dos resultados permitiu identificar um conjunto de práticas mais ou menos uniformizadas. Os resultados demonstraram que as concepções e práticas apresentaram características de avaliação formativa, privilegiando a ênfase na avaliação contínua da aprendizagem do aluno. A avaliação é utilizada com frequência, não só para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, mas também como estratégia reguladora dos seus trabalhos. Dos resultados obtidos neste estudo, entre os mais significativos destacam-se os seguintes: a) a observação ocupa uma posição central na prática avaliativa, como meio de obter informação sobre as competências dos alunos e de regular o processo de ensino-aprendizagem; b) a principal dificuldade identificada quanto à avaliação foi a falta de formação na área da avaliação e da surdocegueira; c) os diferentes profissionais implicados evidenciaram a necessidade do trabalho dialógico, colectivo e crítico dentro do colégio.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this work is to investigate the conceptions and evaluation methods available to teachers and other educators in the field of blind-deaf curricula. It gives an overview over the phenomena related to the evaluation of these pupils. The evaluation in its multiple and complex dimensions achieved in these students a particularity that emphasises the complexity inherent in the act of evaluation. This study was undertaken with the aim of contributing towards improving these practices and analysing the decisions involved in this process. The field work was carried out in a college of special needs and followed a qualitative approach to research, involving nine participants. The interrelations between the evaluation practices and their perception by the participants was analysed through individual interviews, utilising video analysis of the practices in the classroom, and is accompanied by an extensive literature review. Therefore, this research focuses on the spaces of pedagogic practices as a direct source for data collection. An analysis of the results allowed the identification of a set of relatively consistent practices. Results showed that conceptions and practice present characteristics of formative evaluation, giving emphasis in the continuous evaluation from the student's process. Frequent evaluations are carried out, not only to accompany the learning process of the students, but also as a strategy of influencing their works. The main results of this study are: a) the observation occupies a strategic position in the evaluation practice as a means to gather information on the abilities of the students and to regulate the process of learning-education; b) the main difficulty encountered was the lack of formation in the field of the evaluation and of the blind-deaf; c) different professionals involved in the process stressed the necessity of the work to be interactive, carried out in groups, and to be critically reviewed within the school.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2007pt_PT
dc.subjectAvaliação em educaçãopt_PT
dc.subjectSurdospt_PT
dc.subjectCegospt_PT
dc.subjectEducação especial - Portugalpt_PT
dc.titleRelação entre as concepções e as práticas avaliativas dos professores em alunos surdocegos : um estudo descritivopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfp030951_tm.pdf4,88 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.