Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2804

Título: A aprendizagem feita pelo ensino: a questão básica da escola
Autor: Miranda, Guilhermina Lobato
Palavras-chave: Aprendizagem pelo ensino
Conhecimento especializado
Realização Competentes
Transferência de conhecimentos
Issue Date: 1998
Citação: Miranda, G. L.(1998). A Aprendizagem feita pelo ensino: a questão básica da escola. In C. Sousa, L. Sousa, G. potugal, e R. Santiago (Eds). Actas do I Colóquio Nacional “A Ciência Psicológica nos Sistemas de Formação". Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – Secção de Psicologia da Educação (pp. 129-46). Faro: Universidade do Algarve.
Resumo: A importância da aprendizagem feita por intermédio do ensino de determinados saberes e saberes-fazer, nomeadamente da aprendizagem escolar, não precisa de ser demonstrada. Os alunos têm que aprender mais e melhor para responder às exigências de um mundo cada vez mais incerto, competitivo e complexo. A escola tem um peso cada vez maior na vida das crianças e das famílias e em muitos casos parece não conseguir responder aos desafios actuais. Muitas pessoas se queixam da falta de conhecimentos com que os alunos saem das escolas e os resultados das avaliações não são optimistas. O nível de iliteracia parece ser elevado, mesmo nos alunos que terminam cursos superiores. Num simpósio dedicado aos contributos da psicologia para a inovação educacional, interessa com certeza questionar estes aspectos. E também o que estará a faltar na formação dos professores e no processo de ensino e aprendizagem que conduz a tais resultados e juízos sobre a aprendizagem escolar. Importa ainda saber como alterar esta situação. Como contributo particular para esta temática tentaremos sistematizar os resultados das investigações psicológicas sobre este tipo particular de aprendizagem, a saber, a que é feita por intermédio do ensino explícito de determinados conhecimentos. Com efeito, e como referem Resnick (1983), Resnick & Glaser (1986), Mendelsohn (1994) e De Corte (1995) existem três aspectos que é necessário distinguir quando se fala dessa aprendizagem: 1) uma teoria do conhecimento especializado; 2) uma teoria da aquisição; e 3) uma teoria da intervenção. Propomo-nos neste painel analisar estas três componentes da teoria da aprendizagem pela instrução, fundamentando esta análise nos resultados mais estáveis das investigações realizadas. Por isso, iniciamos a comunicação com uma análise das quatro categorias de aptidões que é necessário que os alunos adquiram se queremos que eles se tornem competentes (num ou em vários domínios do conhecimento). A compreensão das realizações competentes é importante para estudar os processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Num segundo momento analisaremos os processos de aquisição que conduzem os alunos de um estado de iniciados a um estado mais competente, baseando esta análise nos resultados das investigações da psicologia cognitiva. Referiremos ainda o problema da transferência de conhecimentos, pois é um tópico central das investigações da psicologia da aprendizagem e também da aprendizagem escolar. De facto, as aprendizagens escolares só são úteis quando podem ser aplicadas a problemas e situações da vida "real". Se os alunos não forem capazes de transferir os conhecimentos para as situações do seu quotidiano e futuro profissional, a escola não está a cumprir o seu papel.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/2804
ISBN: 972-9341-25-7
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Aprendizagem pelo ensino.1998.pdf6,12 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia