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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/2805

Título: As novas tecnologias e a inovação das práticas pedagógicas
Autor: Miranda, Guilhermina Lobato
Palavras-chave: Tecnologias
Inovação
Práticas pedagógicas
Literacia tecnológica
Educação tecnológica
Formação de professores
Issue Date: 2006
Editora: RVJ Editores
Citação: Miranda, G. L.(2006). As novas tecnologias e a inovação das práticas pedagógicas. In A. Trigueiros (Coord.). Contextos de aprendizagem para uma sociedade de conhecimento: Actas das XIV Jornadas Pedagógicas – VIII Transfronteiriças (pp.77-93). Castelo Branco: RVJ Editores Lta.
Resumo: Neste texto analiso a relação entre as novas tecnologias e a inovação das práticas pedagógicas. Desejo antigo de professores, investigadores e políticos, a inovação educativa aparece mais no discurso do que nas práticas. Sempre que surge uma nova tecnologia existe a tendência para lhe associar, quase que por magia, o poder de mudar a acção educativa e os seus resultados. Contudo, a realidade é mais complexa, e as mudanças nos modos de pensar e fazer são bem mais lentas do que a evolução tecnológica. Cria-se assim um discurso quase unânime, em grande parte ideológico, que encobre a realidade, mais do que a esclarece. A leitura científica dos fenómenos é realista, quer dizer, descreve a realidade como ela é e não como gostaríamos que fosse. É óbvio que as crianças e jovens devem aprender a usar os computadores e a Internet e as escolas devem prepará-los para um mundo fortemente marcado pela tecnologia. Deveria ainda apoiar os estudantes a ter um pensamento crítico sobre a técnica, i.e., literacia e a educação tecnológica. Proponho-me de seguida elucidar, partindo sobretudo dos resultados da investigação, as seguintes questões: 1) Será que as novas tecnologias modificam o modo como os professores estão habituados a ensinar e os alunos a aprender? Os alunos aprendem ‘mais e melhor’ quando usam as tecnologias? 2) O que é a literacia informática? E a educação tecnológica? Como as promover nas escolas? 3) Será que a formação (inicial e contínua) de professores está a preparar os docentes para uma sociedade fortemente marcada pela tecnologia?
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/2805
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências

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