Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/28062
Título: Centro Cénico da Cela : uma colectividade como tantas... : 30 anos de luta por uma educação popular
Autor: Coelho, Regina Maria Abreu Veiga Ponces
Orientador: Canário, Rui, 1948-
Palavras-chave: Teses de mestrado - 2005
Associativismo
Educação de adultos - Portugal
Educação popular
Educação para a cidadania
Data de Defesa: 2005
Resumo: A presente investigação, sustentado por um estudo de caso, insere-se no campo do associativismo e, em particular, na temática da educação popular, assim como nas potencialidades das associações enquanto campo privilegiado de experimentação de práticas mais democráticos de participação dos cidadãos na vida colectiva De salientar que este estudo toma por pano de fundo a ideia central de que as associações se constituem como instituições fundamentais na promoção da democracia, dado que muitas resultam da iniciativa popular e na sua tentativa de encontrar soluções para os problemas comuns quotidianos, sendo que muitas delas detêm ainda uma longa tradição na realização de iniciativas de educação de adultos e de educação popular. Assim sendo, a nossa proposta de trabalho foi compreender as lógicas e dinâmicas (discursos e práticas) que estão na base do processo de criação de uma colectividade e ao longo dos seus 30 anos de existência, bem como, face ás importantes mudanças nos vários sectores da vida portuguesa, vividas nos últimos 30 anos de democracia, acompanhadas pelos avanços e recuos que caracterizaram o campo (e as políticas) da educação de adultos em Portugal, conhecer e compreender o modo como a nossa associação, em particular, as viveu e que estratégias tem utilizado para manter as suas práticas ligadas à educação popular.
The present Investigation, supported by a cose study, delves into the theme of community association's initiatives, specifically about the popular education thematic, as well as in the associations' potentialities as a privileged experimental field for more democratic skills, aiming towards a more active role by the citizens in their community's life. This study also points out that its guiding thesis stands in the premise that community associations are fundamental institutions to promote democracy, as they are the result of the people's initiative and their attempt to find solutions for the common daily problems, and many of these associations still hold a long tradition in undertaking adult and popular education Initiatives. Bearing these arguments in mind, this thesis alms to understand the logics and dynamics (theories and practices) that are behind a community association development process along its 30 years of existence, as well as, facing the Important changes in the Portuguese way of life, dating from the past 30 years of democracy, accompanied by the forwards and backwards characterizing the subject (and policies) of adult education in Portugal, to know and to understand the way our association, particularly, has lived these changes and what strategies has used to keep its activities connected to popular education.
Descrição: Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Formação de Adultos) apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2005
URI: http://hdl.handle.net/10451/28062
Designação: Mestrado em Ciências da Educação
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado

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