Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/28083
Título: Avaliação psicológica de crianças com perturbação internalizante e externalizante : método do desenho e narrativa em seis partes
Autor: Sousa, Daniela Cristina Galo
Orientador: Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Palavras-chave: Avaliação psicológica
Depressão (psicologia)
Ansiedade
Comportamento - Distúrbios
Técnicas projectivas
Desenho
Teses de mestrado - 2016
Data de Defesa: 2016
Resumo: O presente estudo, de caráter exploratório e qualitativo, pretende analisar a utilidade do Método do Desenho e Narrativas em 6 Partes (MDN-6P) no apoio ao processo de avaliação psicológica de crianças com perturbação internalizante e externalizante, como a ansiedade/depressão e a perturbação do comportamento, respetivamente. O MDN-6P é um método projetivo, de caráter não diretivo, que se baseia na elaboração de um desenho e de uma narrativa, e que permitirá compreender as principais áreas de conflito e os recursos utilizados pela criança em situações de stress, sendo um importante instrumento de avaliação psicológica. O estudo contou com uma amostra clínica de 15 crianças, de nacionalidade portuguesa, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, e os dados obtidos foram analisados com base numa metodologia qualitativa, mediante um processo de análise de conteúdo. Os resultados obtidos, por um lado, demonstraram que o MDN-6P permite aceder às representações da criança em relação a si própria, ao mundo e aos outros, possibilitando a projeção do seu mundo interno e dos seus conflitos, corroborando assim as conclusões de estudos precedentes (Gomes, 2014; Trindade, 2015). Por outro lado, revelou-se um instrumento de extrema utilidade na avaliação psicológica de crianças com ansiedade, depressão e perturbação do comportamento, tendo emergido informação emocional e cognitiva que permite diferenciar, analisar e compreender essas perturbações de uma forma mais completa e aprofundada.
The current study, of a qualitative and exploratory nature, intents to analyze the usefulness of Six-Part Story Method (6PSM) in the process of psychological evaluation of children who suffers from internalizing /externalizing disorder, like anxiety / depression and behaviour disorder, respectively. The 6PSM is a projective method, of a non-directive nature, based on the elaboration of a drawing and a narrative, which will allow us to understand the main conflict areas and the resources used by the child under stressful situations, being an important tool of psychological evaluation. The study was supported by a clinical sample of 15 children, Portuguese nationality, between the ages of 8 and 14, and the data obtained was analyzed based on a qualitative methodology, according to a content analysis process. The results obtained, on the one hand, proved that the 6PSM allows us to have access to the children’s representations of themselves, of the world and of others, making possible the projection of their inner world and their conflicts, confirming, in this way, the conclusions of previous studies (Gomes, 2014; Trindade, 2015). On the other hand, this study turned out to be a very useful tool for the psychological evaluation of children suffering from anxiety, depression and behavior disorders, which gave rise to emotional and cognitive information that allows us to distinguish, analyze and understand these disorders in a deeper and more complete way.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10451/28083
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie051279_tm.pdf1,1 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.